Ao contrário do que muita gente pensa, o verbo filosofar é de livre acesso a qualquer humano mortal e não apenas aos classificados pomposamente de intelectuais, alguns destes apelidados de intelectualoides, esnobismo para justificar uma erudição que não possuem de fato. Etimologicamente, o verbo fhysis era utilizado pelos filósofos pré-socráticos para investigar e fazer surgir o cogitado por esse pensamento, sobre qualquer assunto, inclusive tentar saber de que era feito o mundo e o ser humano. Foi assim que Tales de Mileto conseguiu prever um eclipse total do sol, isto 585 anos antes de Cristo (585 a.C.).
- Advertisement -
Outro equívoco frequentemente divulgado por alguém mal informado é que a Filosofia nasceu na Grécia, quando na verdade o primeiro filósofo que surgiu na História do mundo foi o próprio Tales, que marcou época em Mileto, região que hoje pertence à Turquia, ou seja 116 séculos antes do auge dos filósofos atenienses. O que é importante afirmar é que, de lá para cá, surgiram dezenas de grandes e meritórios filósofos, a exemplo de Dante Alighieri, Maquiavel, Descartes e tantos outros, incluindo Karl Marx. Mas nenhum deles suplantou Sócrates, Platão ou Aristóteles, simplesmente porque a filosofia destes era abrangente, enquanto a de seus posteriores se caracterizava por ser específica. O mais curioso: o ateniense Sócrates (469 a.C.) é considerado até hoje como o pai da filosofia ocidental, mesmo depois de ter afirmado: “só sei que nada sei!”
Outros dois fatos reais e absolutamente surpreendentes: tido como o homem mais sábio do mundo, Sócrates jamais escreveu um livro. Até por isso, já foi colocada em dúvida a sua existência em vida, não fosse ter sido protagonista da obra de Platão e ratificada por escritos de outros dois pensadores da época: Aristófanes e principalmente Xenofonte.
Outra coincidência relevante: tal qual Jesus, que também não rabiscou sequer uma linha biográfica (mas que teve sua vida detalhadamente divulgada por seus apóstolos) e morreu injustamente crucificado numa cruz –, o filósofo Sócrates, acusado de colocar em risco a moralidade ateniense, optou por ingerir um cálice de Cicuta, veneno que paralisa gradualmente o corpo. E se despediu de seus discípulos com esta frase: “A vida irrefletida não vale a pena ser vivida!”
Parabéns, Juscelino – onde estiver!
A única solução para salvar o Brasil
Cláudio Augusto ou Daniela