Maria Félix (*)
Os 33 anos da Academia Taguatinguense de Letras (ATL) foram comemorados em grande estilo, segunda-feira (19), numa concorrida sessão solene na Câmara Legislativa. Dezenas de escritores, jornalistas, autoridades e convidados da instituição literária mais atuante e tradicional da cidade lotaram o plenário.
Na ocasião, foi entregue também o título de cidadão honorário de Brasília ao escritor Aydson Cruz, membro titular da ATL. Todos que compareceram receberam certificado de participação. O presidente da entidade, escritor Gustavo Dourado, destacou as atividades desenvolvidas pela ATL.
“Fomos reconhecidos pelo Ministério da Cultura, em virtude de nossas atividades em escolas, feiras, bienais de livros, sempre divulgando o livro e incentivando a leitura por meio de palestras, oficinas, saraus e lançamentos de obras”. Dourado lembrou, ainda, que, em 2013, a ATL foi tombada como patrimônio cultural, material e imaterial do DF, e consolidada no complexo cultural EIT, na Escola Industrial de Taguatinga.
Proponente da homenagem, a deputada Jaqueline Silva (PTB) ressaltou sua felicidade de prestar a homenagem à Academia e ao escritor e poeta Aydson Cruz. E lembrou que, entre os projetos realizados pela ATL constam o recital poético-musical Beco das Letras; a Oficina de Cordel para estudantes; o projeto de doação de livros para escolas e instituições como a Secretaria de Educação, a Fundação de Amparo ao Preso e a Casa Azul.