O Fluminense confirmou, nesta segunda-feira (24), a demissão do técnico Fernando Diniz. Ele estava no comando do futebol tricolor desde o 30 de abril de 2022.Nesta segunda passagem pelo clube das Laranjeiras, Diniz conquistou o título inédito da Copa Conmebol Libertadores 2023, o bicampeonato carioca 2022/23 e a Recopa Sul Americana 2024. Ele chegou a ser técnico da Seleção Brasileira em algumas partidas das eliminatórias, no ano passado, mas foi afastado devido aos maus resultados.
Uma sequência de derrotadas no Campeonato Brasileiro 2024 também foi a causa da saída de Diniz. O Fluminense perdeu os cinco últimos jogos e ocupa a última colocação da série A, com apenas seis pontos em onze rodadas. Marcão, auxiliar permanente da comissão técnica, comandará o time já na próxima partida, na quinta-feira (27), no Maracanã, contra o Vitória (BA).
A derrota de 1 a 0 para o Flamengo, no domingo (23) motivou uma reunião do treinador com a diretoria tricolor na manhã de segunda-feira, quando foi tomada a decisão da saída de Fernando Diniz. E foi justamente num Fla x Flu, na decisão do Campeonato Carioca de 2023, que o técnico conseguiu um de seus mais épicos resultados contra o maior rival: uma vitória de 4 a 1 na final, após perde por 2 a 0 a primeira partida.
O clube publicou o seguinte comunicado para anunciar a demissão do treinador:
O técnico Fernando Diniz deixou o comando do Fluminense FC nesta segunda-feira.
Diniz deixa como legado desta sua passagem não somente alguns dos títulos mais importantes da história de nosso clube, conquistados em 2023 e 2024, mas também o legado de um trabalho muito bem-sucedido em sua primeira etapa de sua atual passagem, ensinamentos importantes sobre sua maneira de entender o futebol e uma visão humanística que no todo trazem enorme contribuição a este esporte.
O Fluminense, em nome de seu presidente, sua diretoria e seus funcionários, agradece a Diniz e deseja muito sucesso em sua carreira, sempre.
O auxiliar-técnico permanente Marcão estará à frente da equipe no jogo desta quinta-feira, contra o Vitória, no Maracanã.
O Fluminense precisa de todo apoio do torcedor. Este é um momento que pede união de todos em torno do objetivo maior de retomarmos o caminho das vitórias.
Próximos jogos do Fluminense:
• Vitória (C): 27/6, 19h (de Brasília) – Brasileirão
• Grêmio (F): 30/6, 16h (de Brasília) – Brasileirão
• Internacional (C) – 04/07, 20h (de Brasília) – Brasileirão