Da Redação
Amanhã, 12 de outubro, é celebrado o Dia de Nossa Senhora Aparecida – padroeira do Brasil e de Brasília. Neste dia que também celebra o Dia das Crianças a expectativa dos lojistas do Distrito Federal é de que as vendas cresçam e ultrapassem as dos dois últimos anos que tiveram queda devido a pandemia de covid-19. A data é considerada uma das mais importantes em faturamento para o comércio varejista da Capital.
Expectativa também para os fiéis de Nossa Senhora Aparecida, que depois de dois anos sem comemorações públicas poderão celebrar a festa da Padroeira. A Arquidiocese de Brasília reúne os fiéis com uma programação que começa às 9h, com uma missa para as crianças, e termina às 18h30, com a procissão na Esplanada dos Ministérios.
A data também gera novas oportunidade de emprego, por causa do aumento significativo no movimento. Os lojistas esperam que as vendas ultrapassem em 20% as do ano passado.
O que abre e o que fecha no feriado:
Metrô-DF -Funcionará das 7h às 21h
Transporte Público – vão circular com tabela de horário de domingo, com reforço às linhas para a Rodoviária do Plano Piloto.
Segurança
Bombeiros e Defesa Civil vão atuar em regime de plantão 24 horas.
O policiamento e os batalhões da Polícia Militar, assim como as delegacias da Polícia Civil, incluindo a de Atendimento à Mulher (Deam) e a da Criança e do Adolescente (DCA), seguem em funcionamento 24h. Ocorrências podem ser registradas pelos números 190 e 197.
Saúde
Os hospitais regionais, as unidades de pronto atendimento (UPAs), emergência odontológica do Hospital Regional da Asa Norte e a Casa de Parto de São Sebastião atenderão de forma ininterrupta. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) atenderá 24 horas, podendo ser acionado pelo telefone 192.
As unidades do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) do tipo III e do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e outras Drogas III (Caps AD III) funcionarão de forma ininterrupta. As unidades dos tipos I e II, inclusive Caps AD II e Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Capsi), não abrirão.
Não haverá vacinação, mas, na quinta-feira (13), será normal a partir das 8h. A lista completa dos locais está disponível no site da Secretaria de Saúde.
Na mesma data, será suspenso o funcionamento das unidades básicas de saúde (UBSs), farmácias de alto custo, Fundação Hemocentro, ambulatórios e policlínicas. O expediente nesses locais volta a funcionar na quinta-feira.
Na Hora, Procon e conselhos tutelares – estarão fechados
Restaurantes comunitários e centros de convivência
Os 14 restaurantes, os Cras, Creas e centros de convivência estarão fechados. As unidades de acolhimento, Centro Pop e de Proteção Social (UPS) funcionarão 24 horas.
Ceasa – será facultativo
SLU – os serviços serão normais, incluindo atividades do papa-entulho, usinas, aterro sanitário e Unidade de Recebimento de Entulhos (URE).
BRB – as agências estarão fechadas.
Detran – todas as unidades do Detran estarão fechadas.
Eventos e diversão:
Biblioteca Nacional de Brasília e a Biblioteca Pública de Brasília Estarão fechadas.
Espaço Cultural Renato Russo – das 10h às 19h
O Memorial dos Povos Indígenas, o Museu Vivo da Memória Candanga, o Museu de Arte de Brasília, o Museu Nacional da República, o Museu do Catetinho, o Centro Cultural Três Poderes e o Cine Brasília – Funcionarão normalmente.
Zoológico de Brasília – funcionará normalmente das 8h30 às 17h.
Com informações da Agência Brasília.