Feira do Livro homenageará professores

BSB Capital 01/07/2016 às 18:39, Atualizado em 09/07/2016 às 3:38

  Em ano difícil com relação à obtenção de recursos, a 32ª edição da Feira do Livro de Brasília não terá patrocinadores oficiais. O evento só foi confirmado graças ao espírito de colaboração entre os amantes da leitura, a começar pela venda de espaços nos estandes. A feira acontecerá de 16 a 24 de julho, …

Feira do Livro homenageará professores Leia mais »

 

Em ano difícil com relação à obtenção de recursos, a 32ª edição da Feira do Livro de Brasília não terá patrocinadores oficiais. O evento só foi confirmado graças ao espírito de colaboração entre os amantes da leitura, a começar pela venda de espaços nos estandes. A feira acontecerá de 16 a 24 de julho, no Centro de Convenções, tendo como foco homenagear os professores.

Estão confirmados os escritores Miriam Leitão, Frei Beto, Leonardo Boff e Vladimir Netto. Este último, que é filho de Miriam Leitão e do jornalista Marcelo Netto, ex-assessor de imprensa do ex-ministro da Fazenda, Antônio Palocci, autografará o livro “Lava Jato”. A obra está na lista das mais vendidas nas últimas semanas, desde o lançamento em Curitiba (PR) com a presença do juiz Sérgio Moro e outras autoridades.

lava-jato-1

Além deles, a feira contará com a participação de diversos autores em saraus literários e mesas-redondas. Haverá sessão de autógrafos e bate papo com os escritores. A professora Esther Grossi será homenageada, assim como José Pacheco, professor de português, e a professora Gina Vieira Ponte, da Ceilândia, por seu projeto Mulheres Inspiradoras. Dentre os homenageados também está o professor e poeta Elício Pontes, falecido este ano.

Mas não são apenas autores de mídias tradicionais como livros que participarão da 32ª edição. Dentro da feira também acontecerá o 1º Encontro de Blogueiros Literários. Eles vão falar sobre a literatura para a juventude, conta Cleide Soares, bibliotecária e membro da comissão de organização. “Haverá também apresentações de música e dança e um sarau especial com o RAPEL que integra o rap e o cordel”, antecipa ela.

Com foco na juventude, o evento contará com caravanas de estudantes de escolas públicas do Distrito Federal que estarão em aula no período. André Vianco, Felipe Fortuna e Lorena Reginato são alguns dos autores que escrevem para jovens e que já confirmaram presença.

Nesse esforço coletivo para a realização da feira, a Academia Taguatinguense de Letras, o Colégio ALUB, o Sebinho e o Senac já reservaram seus espaços, assim como a Câmara do Livro e o Sindicato dos Escritores, ambos do DF. A OAB promoverá, a partir da obra do jornalista Vicente Vilardaga, a discussão Literatura e Justiça sobre o caso do médico Abdelmassif e a cultura do estupro.

elicio_pontes_1_20131008_1886735978

O professor Elício Pontes, falecido em abril deste ano, será um dos homenageados na 32ª Feira do Livro de Brasília. Era um apaixonado pela Educação e, no fim da vida, dedicava-se à poesia e ao desenvolvimento do gosto pela literatura entre os jovens da capital da República, com o desenvolvimento de projetos em comunidades carentes.

Publicou quatro livros de poesias: Corpos Terrestre, Corpos Celestes (2001), Os Olhos do Tempo (2009), Metade de Mim é Verso (2011) e Eterno Finito (2014). Natural de Nova Russas, no Ceará, mudou-se para Crateús aos cinco anos. Na feira da cidade, gostava de escutar cantadores e poetas populares e de ler romances de cordel para quem frequentava o lugar.

Em Brasília, além das aulas e atividades na Faculdade de Educação da UnB, gostava de participava da vida cultural da cidade, frequentando saraus e eventos literários. Esse prazer o fez desenvolver, juntamente com a namorada Olívia Maia, um projeto para jovens carentes do Varjão e do Paranoá, denominado “Ler e Escrever: Alegria e Prazer”.

 

Serviço:

O que: 32ª edição da Feira do Livro de Brasília

Aonde: Centro de Convenções de Brasília

Quando: de 16 a 24 de julho, das 9h às 21h

Entrada: franca

 


Taxa de desemprego no DF em maio é de 18,9%


Procon do DF dá curso sobre relação com consumidor a concessionárias


 

Deixe um comentário

Rolar para cima