Movimentar a cadeia produtiva do Distrito Federal e incentivar o repasse de conhecimento de técnicas artesanais tradicionais. Com essa proposta, a “Feira Cultural do Artesão – edição Artesanato em Casa” realiza, de 6 a 16 de setembro, 33 oficinas gratuitas online, abordando diversas técnicas, como bordado, crochê, pintura à mão livre, marchetaria, trançado, cinzelagem, esqueletização, dentre outras (Veja a programação completa abaixo).
A obras oriundas das oficinas integrarão a exposição de artesanato no Museu Artístico e Histórico de Planaltina, que ocorrerá entre os dias 18 e 26 de setembro. As oficinas contarão com tradução em LIBRAS e serão exibidas pelo canal do Instituto Latinoamerica.
De acordo com Atanagildo Brandolt, presidente do Instituto Latinoamerica, entidade realizadora do evento, a “Feira Cultural do Artesão – Edição Artesanato em Casa” é uma oportunidade de valorizar e fomentar a arte local em meio à crise de saúde, prestando assistência econômica aos trabalhadores que integram a cadeia da economia criativa.
Nesta edição do tradicional evento, que já passou pela Vila Buritis, Vale do Amanhecer e Arapoangas, serão beneficiados 33 artesãos de Planaltina e da Feira da Torre, que fazem parte do banco de dados da Secretaria de Turismo do DF. A curadoria da Feira Cultural é assinada por Luana Coimbra, neta e bisneta de artesãs que, hoje, repassa os conhecimentos adquiridos na família.
Segundo Coimbra, a seleção dos artesãos participantes observou critérios de tradição, pioneirismo, regionalização e reconhecimento do trabalho já realizado, priorizando os mestres-artesãos do DF que, hoje, são poucos. “Reunimos aqueles que já tinham uma linhagem, que tinham uma avó que fazia, uma mãe que fazia e, hoje, repassam o conhecimento. É muito importante valorizar o artesanato da nossa cidade, ele é um bem cultural. Hoje, os artesãos do DF são chamados para feiras fora de Brasília e até fora do país para poder levar o artesanato que só tem aqui dentro.”
Entre os participantes, estão as mestres-artesãs Joana Bezerra da Costa, 90 anos, que desde a infância, faz trançado de surrão (cesto), chapéus e brinquedos, e Maria Apolinária, uma das pioneiras na técnica de esqueletização de flores e folhas do cerrado.
Durante a realização da “Feira Cultural do Artesão – Edição Artesanato em Casa” será promovida campanha para cadastramento de profissionais que ainda não possuem a Carteira Nacional do Artesão, vinculada à Secretaria de Turismo, e será estimulada a renovação das carteiras vencidas, aos artesãos já cadastrados.
A “Feira Cultural do Artesão – Edição Artesanato em Casa” é realizada pelo Instituto Latinoamerica, com fomento da Secretaria de Turismo, apoio da Administração Regional de Planaltina e produção da Rel Produtora Multidisciplinar.
ECONOMIA CRIATIVA
O ano de 2021 foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Ano Internacional da Economia Criativa para o Desenvolvimento Sustentável. Segundo a Unesco, as indústrias culturais e criativas contribuem com receitas globais anuais de US$ 2.250 bilhões e exportações de mais de US$ 250 bilhões, fornecem quase 30 milhões de empregos em todo o mundo e empregam mais pessoas com idades entre 15 e 29 anos do que qualquer outro setor.
O Distrito Federal, de acordo com dados da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan), é o terceiro ente federativo com maior participação da economia criativa no Produto Interno Bruto (PIB), com 3,1%, atrás apenas de São Paulo (3,9%) e Rio (3,8%). A média nacional é de 2,61%.
Entretanto, com a crise de saúde causada pelo novo coronavírus, a cadeia produtiva da economia criativa foi uma das mais afetadas. “Temos um grande contingente de pessoas, especialmente de mulheres chefes de família, sofrendo com as restrições impostas pela pandemia e a Feira Cultural oferece uma opção de trabalho que pode ser desenvolvido em casa e promover geração de renda para essas pessoas”, explica Brandolt.
SERVIÇO
“Feira Cultural do Artesão – Edição Artesanato em Casa”
Quando: De 06 a 26/09. | Oficinas – 06 a 16 de setembro | Exposição – 18 a 26 de setembro.
Onde: Oficinas – canal Insituto Latinoamerica no YouTube (http://www.youtube.com/c/InstitutoLatinoamerica) | Exposição: Museu Artístico e Histórico de Planaltina
Quanto: entrada franca
REALIZAÇÃO: Instituto Latinoamerica
FOMENTO: Secretaria de Estado de Turismo do Distrito Federal
APOIO: Administração de Planaltina
PRODUÇÃO: REL Produtora Multidisciplinar
PROGRAMAÇÃO FEIRA CULTURAL DO ARTESÃO
EDIÇÃO ARTESANATO EM CASA
Segunda-feira (06/09)
Maria Apolinária – Montagem
Luiz Augusto – Desidratação/Esqueletização
Joana Bezerra – Trançado
Terça-feira (07/09)
Zileide Bezerra – Trançado
Marcos Coimbra – Cerâmica
Valter Rodrigues – Desidratação/Esqueletização
Quarta-feira (08/09)
Rodrigo Alves – Marcenaria
André Coimbra – Cerâmica
Paulo F. Coimbra – Cerâmica
Quinta-feira (09/09)
Marisa S. Coimbra – Montagem
Miriam Nonato – Desidratação/Esqueletização
Valdina Feitosa – Desidratação/Esqueletização
Sexta-feira (10/09)
Perla A. Lopes – Moldagem
Brenda L. Coimbra – Pintura a mão livre
Gilvânia Maria – Montagem
Sábado (11/09)
Riana de Souza – Montagem
Tânia Lima – Cerâmica
Wilker Gabriel – Desidratação/Esqueletização
Domingo (12/09)
Matheus Jacó – Pintura à mão livre
Genolino Malta – Marchetaria
Jackson Cruz – Marchetaria
Segunda-feira (13/09)
Maria Terezinha – Crochê e Bordado
Fábio Mendes – Cinzelagem
Maria das Graças – Modelagem
Terça-feira (14/09)
Maria Gracineide – Trançado
Maximino de Souza – Marchetaria
Adriano da Costa – Lapidação
Quarta-feira (15/09)
Rafael Filipe – Montagem
Antônio de Lisboa – Trançado
Alex Pereira – Pintura
Maria Aparecida – Montagem
Quinta-feira (16/09)
Marlene Silva – Crochê e Bordado
Iracema Ito – Trançado
Luciano Shadao – Trançado
Fábio Mendes – Cinzelagem