O Cerrado brasileiro ganha um novo produto que une tradição, inovação e preservação ambiental: a Farofa do Cerrado – Produto da Biodiversidade. Desenvolvida em parceria da Fundação de Amparo à Pesquisa de Goiás (Fapeg) com a Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza, a farofa será oficialmente lançada em dezembro, em colaboração com o Sítio Boca do Mato, e estará disponível online para todo o Brasil.
O lançamento do produto coincide com o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra (20 de novembro), que rememora a luta pela igualdade racial e pela inclusão social. Em Goiás, o governo do estado, por meio da Fapeg, tem apoiado iniciativas como esta, que fortalecem as comunidades negras e quilombolas, promovendo a preservação da cultura local e a geração de oportunidades de desenvolvimento econômico sustentável.
Resultado de um trabalho colaborativo entre as comunidades locais e pesquisadores, a Farofa do Cerrado foi criada para ser um produto alimentar sustentável que valoriza a biodiversidade da região. “Queríamos desenvolver algo que refletisse a identidade do Cerrado, ao mesmo tempo em que fosse uma opção prática e nutritiva para o turismo, uma das principais atividades da região”, explica o professor Diogo Souza Pinto, do Instituto Federal de Goiás (IFG).