• Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Cidades

Falta de ônibus em Águas Claras atormenta a vida de moradores e trabalhadores

  • Redação
  • 05/07/2017
  • 15:04

Compartilhe:

  \"\"

Por Thaís Batista e Gabriela Vital, da Agência UniCeub

Moradores e trabalhadores de Águas Claras reclamam da falta de ônibus na cidade e os transtornos provocados pelas longas esperas nas paradas. O problema é mais acentuado na ligação com outras localidades do Distrito Federal e do Entorno. Usuários contam que uma viagem da Expansão do Setor “O” para Águas Claras chega a atrasar mais de uma hora.

A estudante Evelyn Bianca, de 17 anos, embarca, às segundas-feiras, para Ceilândia, no ônibus que faz a linha 333.6 (QNQ/QNR-Águas Claras). E reclama: “O ônibus atrasa 30 minutos, regularmente, mas há dias em que esse tempo passa de uma hora. À noite, o veículo faz a viagem lotado, o que mostra a necessidade de mais ônibus circulando ou vans de apoio”.

Frota

Segundo o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), circulam em todo o DF cerca de 3,3 mil ônibus. Águas Claras é atendida por 157 veículos, que transportam aproximadamente 800 mil passageiros por mês. Há 43 linhas diretas e circulares que interligam a cidade com o Plano Piloto, Gama, Recanto das Emas, Samambaia, Ceilândia, Cidade Estrutural e Taguatinga.

No entanto, a falta de coletivos e o descumprimento do horário são reclamações frequentes de moradores e, principalmente, de quem vive em outras cidades e trabalha em Águas Claras. Mesmo com as estações de metrô, muitos precisam exclusivamente dos ônibus para se locomover.

É o caso de Raimunda de Sousa, 40 anos, moradora do Jardim Ingá (GO), que trabalha como diarista em Águas Claras. Pela falta de ônibus que faz a linha direta, ela precisa pegar de dois a três coletivos para chegar ao destino. “Acordo às 5h para chegar em Águas Claras por volta das 8h. É complicado porque preciso pegar ônibus para Taguatinga e, de lá, vir para Águas Claras. Não há muitas linhas. Então se eu perder algum, demora de 40 minutos a uma hora para passar o outro”.

Metrô

O DF possui 29 estações de metrô (24 em funcionamento). São 32 trens que transportam, em média, 150 mil passageiros por dia. Há três estações em Águas Claras. Na estação Águas Claras ocorre a divisão em dois ramais: um com destino a Samambaia e outro em direção a Taguatinga e Ceilândia.}

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Caiado é o cara

Caroline Romeiro

Brasília sedia debate sobre alimentação e nutrição

José Matos

A caridade real muda a realidade e deve ser recíproca

Júlio Miragaya

O surto de sincericídio de Vorcaro: “Banco é igual Máfia!”

Tersandro Vilela

O novo tabuleiro da IA

Júlio Pontes

Veja o desempenho dos deputados federais no Instagram em fevereiro

Últimas Notícias

MP investiga desvio de R$ 46 milhões na Secretaria de Educação

12 de março de 2026

Prefeitura de Valparaíso regulamenta ValeGás

12 de março de 2026

IFG em Valparaíso abre vagas com bolsa para a rede pública

12 de março de 2026

Fundação Índigo anuncia curso para formar candidatos do União Brasil

12 de março de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2026 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.

Removido da lista de leitura

Desfazer
Welcome Back!

Sign in to your account


Lost your password?