O Governo do Distrito Federal vai iniciar, em 18 de março, a Operação EPTG, que consiste em utilizar melhor as faixas exclusivas de ônibus. A ação terá caráter provisório, até que seja definitivamente implantado o sistema BRT na rodovia, com o uso dos ônibus com portas do lado esquerdo e as paradas no canteiro central, como previa o projeto original. Nos dias que antecederam o início da operação, o DER sinalizou toda a extensão das faixas exclusivas, com cones e placas.
A ação acontecerá nos dias úteis nos horários de pico, das 6h às 9h e das 17h30 às 19h45. As faixas de ônibus serão liberadas para os carros de passeio no período da manhã no sentido Taguatinga-Plano Piloto, enquanto os ônibus que irão para o mesmo sentido utilizarão a faixa da pista contrária.
A mesma operação será realizada no fim da tarde, no sentido contrário. O DER estima aumentar em 20% a fluidez do trânsito na rodovia. Em média, 120 mil veículos passam pela EPTG diariamente. Dois guinchos ficarão posicionados para atender casos de emergência. A velocidade máxima na faixa reversa será de 60 Km/h.