Da redação
Decolou na manhã deste sábado, do Rio de Janeiro, o segundo vôo da Força Aérea Brasileira(FAB) em direção ao Egito para resgatar pelo menos mais 50 brasileiros que estavam na Faixa de Gaza e optaram por voltar para o Brasil. Em novembro, no dia 13, o primeiro grupo de repatriados foi recebido pelo presidente Luíz Inácio Lula da Silva e a primeira dama, Janja, na Base Aérea de Brasília. Na lista do Itamaraty constam 102 nomes de brasileiros e palestinos que são parentes próximos destes brasileiros que querem deixar a zona de guerra.
O segundo vôo da FAB para o Egito, 11º para o Oriente Médio afim de repatriar brasileiros estava previsto para decolar na quinta-feira, mas devido a falta de autorização para os brasileiros atravessarem a fronteira entre o Egito e Gaza, teve que ser adiada.
A aeronave KC-30 (Airbus A330 200) decolou da Base Aérea do Galeão às 5h08 e leva a bordo um carregamento de cerca de 11 toneladas de alimentos não perecíveis, fornecidos pelo Brasil para assistência humanitária. O destino da aeronave será o Aeroporto Internacional do Cairo, capital do Egito, em voo direto com previsão de duração de 15 horas.
Primeiro grupo
A primeira leva de brasileiros que veio de Gaza chegou ao país no último dia 13 de novembro, também em voo que saiu do Cairo em direção ao Brasil.
O voo trouxe 22 brasileiros de nascimento, sete palestinos naturalizados brasileiros e três palestinos familiares próximos. Dos 32 repatriados, 17 são crianças, nove mulheres e seis homens.
Conflito
No dia 7 de outubro, o Hamas, que controla a Faixa de Gaza, lançou um ataque surpresa de mísseis contra Israel e a incursão de combatentes armados por terra, matando civis e militares e fazendo centenas de reféns israelenses e estrangeiros. Em resposta, Israel bombardeou várias infraestruturas do Hamas, em Gaza, e impôs cerco total ao território, com o corte do abastecimento de água, combustível e energia elétrica.
Os ataques já deixaram milhares de mortos, feridos e desabrigados nos dois territórios. A guerra entre Israel e Hamas tem origem na disputa por territórios que já foram ocupados por diversos povos, como hebreus e filisteus, dos quais descendem israelenses e palestinos. (Com informações daAgência Brasil)