O Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), órgão colegiado de assessoramento imediato à Presidência da República, é o responsável pela organização, no máximo a cada quatro anos, da Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Em 1° de janeiro de 2019, um dos primeiros atos do governo Bolsonaro foi extinguir o Conselho. Porém, com o retorno do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Consea “voltou” no dia 28 de fevereiro de 2023. E está realizando, desde segunda (11) até quinta-feira (14) de dezembro, a 6ª Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Mais de 3 mil pessoas da sociedade civil estão debatendo políticas de segurança alimentar no Brasil. A 6ª Conferência tem como tema “Erradicar a fome e garantir direitos com comida de verdade, democracia e equidade”.
Muitos coletivos de nutricionistas e o próprio Conselho Federal de Nutricionista estão participando dos debates e construção de propostas a serem aprovadas e que podem ser convertidas em políticas públicas que atendam as demandas da sociedade.
Saiba+
Compete ao Consea exercer o controle social e atuar na formulação, monitoramento e avaliação da Política e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – PNSAN e SISAN.
O Conselho tem uma atuação ativa no combate à fome e nas iniciativas voltadas à alimentação saudável, como a redução da utilização de agrotóxicos na agricultura e incentivo à produção orgânica e agricultura familiar.
Sua atribuição é coordenar os programas federais ligados à segurança alimentar e nutricional, com abrangência nacional. O objetivo do Conselho é, primordialmente, assessorar diretamente a presidência da República com relação aos temas relacionados à saúde e alimentação.
Instagram: @carolromeiro_nutricionista