- Advertisement -
Os passageiros que utilizam o Expresso Sul contarão, a partir do próximo sábado (21), com a opção de três novas linhas expressas com destino à W3 Sul. Cada nova opção vai partir de um dos três terminais do sistema, em Santa Maria (2303/W3 Sul), Gama (2205/W3 Sul) ou Park Way (2207/Park Way/W3 Sul). A medida é mais um avanço na racionalização das linhas de ônibus.
A criação das novas alternativas acarretará na substituição de cinco linhas com destino à W3 Sul, duas no Gama (0.202 e 202.4) e três em Santa Maria (0.252, 252.6 e 0.272). Os ônibus retirados desses itinerários serão transferidos para cobrir locais onde a demanda é maior. As linhas que atendem a W3 Norte também sofrerão mudanças.
Por muitas serem conjugadas — ou seja, atenderem a área norte e sul — o número de SAÍDAS para a W3 Norte precisou ser ampliado. Em Santa Maria, na linha 252.1, de 69 a quantidade DE VIAGENS passou para 84. Já no Gama, na 217.2 e na 0.218, o acréscimo foi de 20 para 36 VIAGENS e 32 para 36, respectivamente. Também foram incluídos mais horários na operação das linhas alimentadoras que RODAM em cada região. No Gama, serão 489 viagens ao todo, ao invés de 402. Em Santa Maria, 347 no lugar de 282.
Horários de operação das novas linhas
A linha 2205 (terminal Gama/ W3 Sul) vai operar das 5:30h às 7:45h (horário de pico da manhã) e das 16:30h até às 22:45h. No horário de menor movimento (das 8h às 15:45h) vai circular a linha 2207 (Park Way/W3 Sul). A linha 2303 (terminal Santa Maria/ W3 Sul) vai funcionar das 5:30h às 7:45h, e das 16:30h às 23h. No horário de menor movimento, o usuário faz a integração no Park Way e, assim como o passageiro do Gama, também vai utilizar a linha 2207 (Park Way/W3 Sul)
Horário de pico
Também a partir de sábado, as outras linhas expressas do Gama (2201) e de Santa Maria (2301), com destino à Rodoviária do Plano Piloto, passarão a circular somente em horário de pico — das 5 às 9 horas e de 15 às 20 horas. Em momentos de menos movimento — das 9 às 15 horas e depois de 20h — o atendimento será feito pelas paradoras. Nesse caso, o acesso aos ônibus será na plataforma inferior da Rodoviária do Plano Piloto. Até então, expressas param na plataforma inferior e paradoras na superior.
Também já passaram pelo processo de racionalização, Taguatinga, Ceilândia, Riacho Fundo I e II, Recanto das Emas, Samambaia, Cruzeiro, Sudoeste, Núcleo Bandeirante, Águas Claras e São Sebastião. A ideia é que todas as regiões administrativas tenham modificações, necessárias para atender o sistema de transporte público previsto em licitação em 2011. “Essa mudança amplia a oferta de ônibus e reduz o tempo de viagem”, pontua o diretor-geral do Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans), Léo Carlos Cruz. Do Gama ao fim da W3 Sul, por exemplo, o passageiro pode chegar a economizar 18 minutos, um minuto a mais que do terminal de Santa Maria.
- Advertisement -
As mudanças no Expresso Sul só foram possíveis depois de um estudo iniciado pelo DFTrans e pela Pioneira — empresa que opera o sistema —iniciado em abril. A partir de quarta-feira (18), equipes da autarquia distribuirão folhetos informando sobre as alterações.
Leia mais:
Pontos de ônibus verde e amarelo causam desconforto em Santa Maria
Chuva de pedra é normal
Motorista bate em viatura do Detran ao tentar fugir de blitz