A partir de 7 de março, o Complexo Cultural de Planaltina recebe a exposição “Andanças: Passado, Presente e Futuro”. A abertura ocorrerá às 19h, com entrada franca. A iniciativa, promovida pelo movimento Andar a Pé – O Movimento da Gente, tem o apoio do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT). A mostra estará disponível para visitação até o dia 30 de março, com horários de funcionamento das 9h às 18h.
Com o intuito de incentivar a reflexão sobre o passado, o presente e as perspectivas futuras das cidades do Distrito Federal, a exposição apresenta painéis informativos, projeções de imagens, vídeos e depoimentos. O evento busca resgatar memórias e promover um debate sobre os desafios urbanos contemporâneos, oferecendo também soluções para um futuro mais sustentável e justo.

De acordo com Wilde Gontijo, coordenador da mostra, o objetivo é envolver a comunidade na construção participativa das cidades, tratando de questões específicas de cada local. A exposição abordará cinco eixos temáticos: Planejamento e Gestão Urbana, Mobilidade, Resiliência Climática, Patrimônio Cultural e Direito à Cidade.
O público poderá interagir com conteúdos digitais por meio de QR Codes em um espaço interativo, além de participar de oficinas e acessar publicações sobre o Distrito Federal e as cidades que receberão a exposição. Após a passagem por Planaltina, a exposição seguirá para outras quatro cidades do DF: Brasília, Gama, Taguatinga e Ceilândia, com conteúdos e ações específicas para cada região.
O projeto conta ainda com a parceria da Universidade de Brasília (UnB), que capacitou universitários para atuarem como mediadores da exposição, promovendo visitas guiadas e facilitando a interação com o público.

A exposição “Andanças: Passado, Presente e Futuro” é uma oportunidade para a população refletir sobre o futuro das cidades do DF.