Exportações do agronegócio mantêm superávit

bsbcapitalPor ,03/03/2013 às 11:54, Atualizado em 03/03/2013 às 11:54

A balança comercial brasileira vem registrando resultados fracos, segundo o governo, em função dos efeitos da crise internacional sobre as exportações. Mas as vendas externas do agronegócio são exceção à regra. Enquanto o comércio de petróleo e de produtos industrializados está em derrocada, a pauta de exportações dos produtos agrícolas está em franca ascenção. Em …

Exportações do agronegócio mantêm superávit Leia mais »

A balança comercial brasileira vem registrando resultados fracos, segundo o governo, em função dos efeitos da crise internacional sobre as exportações. Mas as vendas externas do agronegócio são exceção à regra. Enquanto o comércio de petróleo e de produtos industrializados está em derrocada, a pauta de exportações dos produtos agrícolas está em franca ascenção. Em janeiro, quando a balança global teve o maior déficit da história, de US$ 4,035 bilhões, a agrícola sustentou superávit de US$ 5,12 bilhões.


As vendas do setor, que subiram 14,7%, representaram 41,2% das exportações do país. Com poucas exceções, o comércio dos produtos cresceu na casa de dois dígitos e de até três dígitos. Mas, na avalição de exportadores, o país tem o desafio de equilibrar as vendas externas de industrializados para não depender só das commodities. Para isso, é necessário investir em barateamento do custo de produção, na qualificação de mão de obra e em infraestrutura de transporte. O último item é reivindicação também do agronegócio.


Fonte: Agência Brasil

Extratos dos Jornais

Deixe um comentário

Rolar para cima