O exercício físico tem sido amplamente estudado como uma estratégia não farmacológica para melhorar os sintomas da depressão e ansiedade, por meio da melhora do humor, redução do estresse, aumento da autoestima, melhora do sono e socialização.
A atividade física aumenta a produção de endorfinas, que são neurotransmissores que podem melhorar o humor e reduzir a sensação de dor. Além disso, o exercício também pode aumentar a produção de serotonina, um neurotransmissor que regula o humor e que está associado a níveis reduzidos em pessoas com depressão.
A prática de exercício também pode ajudar a reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse. Isso ajuda a diminuir os sintomas de ansiedade e melhorar a sensação de bem-estar. É importante destacar que o exercício físico não é a cura para a depressão e ansiedade, mas pode ser uma parte importante do tratamento.
Outro ponto fundamental do exercício é a melhora do funcionamento intestinal, e quando associado a uma alimentação saudável, rica em frutas e vegetais, o bem-estar pode ser potencializado.
Se você quiser saber mais sobre alimentos que podem auxiliar o funcionamento intestinal, e quando associados ao exercício podem melhorar seu humor, procure um nutricionista!