“A evolução da consciência passa através de muitos altos e baixos. Muitas vezes ela descerá apenas para subir mais alto que antes. Ela passa através de vales para alcançar picos, e cada pico é apenas o início de uma nova peregrinação. Uma vez que você tenha entendido que isso é natural, todo o sofrimento, todas as nuvens simplesmente se dispersarão”.
“Um velho caminhava tranquilamente pela estrada. Sabia o que queria e perseguia esse objetivo. Isto se chama foco, fé e determinação. Quanto maior o foco, melhor o censo de direção. Quanto maior a fé, maior a certeza do caminho a ser percorrido. A determinação, esta sim, faz com que foco e fé caminhem juntos”.
“Assim como o velho, que segue seu caminho com fé, foco e determinação, não devem os filhos esmorecerem. Devem enfrentar os obstáculos, jamais se desviando do caminho. Com jogo de cintura é fácil desviar dos obstáculos sem perder o rumo, na certeza de que, no final do caminho, a caminhada há de ser compensadora. Manter-se firme será sempre o melhor remédio para todas as dificuldades e para contornar os obstáculos.
“O fortalecimento vem por meio da prova de resistência, da firmeza de caráter, de princípios, fundamentos, fé e amor incondicional. Tudo isso somente é alcançado com o exercício diário, com o trabalho contínuo. Quanto mais você caminha, mais lhe será dado e mais será cobrado. Reforma íntima é a chave que abre todas as portas”.
Empenhe-se o suficiente, transforme as derrotas em ensinamentos e cale a boca; não fique falando dos seus planos e nem dos seus êxitos. Existe o Carma, que é a sua contabilidade, e o Dharma, que é seu dever na Terra. Não tente cumprir seu Dharma, subir prejudicando o próximo. Suba, cooperando.
“O homem nasce para atingir a vida, mas tudo depende dele. Vida não deve ser simplesmente ‘envelhecer’. Ela deve ser um ‘desenvolver-se’. Dê vida a coisas belas. Com uma vida tão curta, é simplesmente estupidez desperdiça-la com tristeza, raiva, ódio ou ciúme”.
E viva com atenção. A Terra é uma escola, e você é aluno e professor ao mesmo tempo. “O dever bem cumprido é excelente travesseiro para a noite”, ensinou André Luís.