A participação de artistas locais deverá obedecer ao mínimo de 20% em eventos culturais e artísticos custeados com recursos públicos. Projeto (PL nº 2.063/2014) com este objetivo foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) na manhã desta terça-feira (7). \”As expressões culturais locais devem ser valorizadas e reconhecidas, em especial quando o financiamento for feito com recursos arrecadados no DF\”, argumentou o autor, deputado Joe Valle (PDT).
O relator da matéria na CCJ, deputado Prof. Israel Batista (PV), considerou que a proposta se insere no rol das ações públicas afirmativas. Israel acrescentou que o projeto, além de ser uma demanda do setor cultural, traduz uma preocupação com o artista regional e com o estímulo à diversidade da música regional. O texto obteve o voto favorável dos deputados que participaram da reunião – Prof. Reginaldo Veras (PDT), Israel Batista (PV), Rodrigo Delmasso (Podemos) e Júlio Cesar (PRB).
O violinista norte-americano Ted Falcon, que morou em Brasília de 2009 a 2016, além de disseminar a música brasileira em seu país, é reconhecidamente um grande incentivador do jazz e da música instrumental no Distrito Federal. Gravou em Brasília 3 CDs de música instrumental e tocou ao lado de artistas locais hoje reconhecidos internacionalmente.