O secretário de Telecomunicações do Ministério das Comunicações, Hermano Tercius, iniciou nesta segunda-feira (8), em Natal, a entrega dos primeiros 8,8 mil chips de celular para estudantes da rede pública do Rio Grande do Norte.
Até o final do ano, 22 mil jovens e crianças do estado receberão chips de telefonia móvel do programa Internet Brasil para alunos de baixa renda. Os beneficiados passarão a ter acesso gratuito à internet, para que possam estudar e fazer pesquisas em casa.
Os chips, entregues para as Secretarias de Educação municipais, têm pacote de internet móvel de 20 Gb e são recarregados mensalmente para acesso à internet.
“O presidente Lula nos deu a missão de oferecer para os alunos de escolas públicas as mesmas condições de um estudante de escolas particulares. Por isso, estamos investindo em conectividade na educação. Vamos levar inclusão digital a todos para poder reduzir as desigualdades e proporcionar uma verdadeira inclusão social neste país”, afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho.
A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra, enalteceu o papel do programa na educação de jovens e crianças. “A internet hoje é um instrumento muito importante de aprimoramento do processo de ensino e aprendizagem. A inclusão digital é essencial para proporcionar o desenvolvimento da educação”.
Saiba +
O programa Internet Brasil é destinado aos alunos da educação básica da rede pública de famílias inscritas no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico). O Rio Grande do Norte foi inserido no programa em março de 2024, juntamente com Amapá, Bahia, Pará e Maranhão, por serem os estados que possuem as piores avaliações do ensino médio, de acordo com o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).