As estradas do Distrito Federal estão ficando mais seguras, bem-feitas e duradoras depois que o GDF resolveu melhorar alguns serviços, como o de pavimentação, abandonando a política de fazer paliativos, como operações tapa-buracos, e realizando serviços mais concretos.
É o caso da DF-130, que passa em frente ao Núcleo Rural Rajadinha II, no Paranoá, e da casa do aposentado Vicente Ferreira da Silva, 72 anos, no condomínio Jardim Oriente. O GDF fez uma terceira faixa na pista, justamente para dar mais fluidez ao trânsito, principalmente, para os carros que estão subindo.
Com a nova pista, os veículos podem fazer a ultrapassagem sem precisar invadir o sentido contrário, pondo em risco a integridade própria e a de terceiros. “Resolveu o problema. Fica bem na subida. Então, quando eram só duas pistas, em sentidos opostos, os carros tinham de ir na contramão para fazer a ultrapassagem. Já vi muitos acidentes aqui”, afirma Vicente.
O serviço foi executado pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER). São 800 metros novos de faixa de rolamento. A obra foi entregue no dia 29 de abril e beneficia cerca de 5 mil condutores que passam pelo local todos os dias, especialmente os que precisam acessar o trecho onde está localizada a Unidade Básica de Saúde (UBS) da região.
DER faz obras em São Sebastião e no Jardim Botânico
A mão do Estado também alcançou outro ponto da cidade ameaçado por acidentes de trânsito. Na DF-140, perto de São Sebastião e do Jardim Botânico, o DER investe recurso e pessoal na duplicação de via. Porém, o trecho é bem maior.
O departamento já colocou os tratores na rua e deve entregar novas pistas paralela à DF-140. A estrada, que dá acesso à DF-001 e segue até a divisa com Goiás, em breve terá a companhia de outra de 14,8 Km. O investimento foi de R$ 20,4 milhões com recursos públicos. O trabalho vai gerar 180 oportunidades de emprego.
Em entrevista à imprensa no dia de lançamento da obra, o diretor-geral do DER-DF, Fauzi Nacfur, disse que o investimento é necessário porque as regiões próximas à DF-140 estão crescendo, enquanto os usuários utilizando cada vez mais a via. “Daremos conforto e segurança viária para milhares de pessoas. Por ser uma saída para Goiás, é uma rodovia muito importante dentro do DF e longe do centro urbano”, destacou.
Morador do Setor Habitacional Tororó, o designer Maurício Borges, 59, disse que a nova via melhorará o trânsito na região. E aproveitou a presença da reportagem do Brasília Capital para fazer um pedido: “O governo poderia aproveitar e melhorar a pista da DF-001, que passa em frente ao Clube da Marinha. Ela está bem ruim. É perigoso passar por ali. Mas aqui, na rua que será duplicada, vai ficar excelente para a gente”.
O lançamento das obras foi na quinta-feira (29/4). Além do governador Ibaneis Rocha (MDB), estavam presentes os secretários José Humberto Pires (Governo), Luciano Carvalho (Obras), Júlio Danilo Ferreira (Segurança Pública) e Severino Cajazeiras (Atendimento à Comunidade). Também compareceram, os administradores regionais Alan Valim (São Sebastião) e Antônio de Pádua (Jardim Botânico).
“Além de beneficiar as pessoas que moram na região, a duplicação da DF-140 tem caráter de desenvolvimento. Aqui é uma área de expansão imobiliária com qualidade onde as pessoas conseguem construir suas residências. Estamos fazendo um grande processo de regularização desses condomínios e áreas. Todos que residem aqui serão beneficiados”, antecipou o governador Ibaneis Rocha.