Vinte anos depois de inaugurado o Metrô-DF, Águas Claras começa, nesta segunda-feira (6), a usufruir da Estação Estrada Parque (EPQ). Ainda não há uma data para inauguração oficial, mas a nova estação estará aberta ao público experimentalmente para testes operacionais. A previsão do Governo do Distrito Federal (GDF) é a de que a estação atenda a cerca de 10 mil novos usuários diariamente.
A nova estação faz parte do pacote de privatização do Metrô-DF pelo governo Ibaneis Rocha (MDB) e do beneficiamento a vários empreendimentos imobiliários e educacionais da região. Com a conclusão das obras da Estação Estrada Parque, o Metrô-DF irá ampliar a prestação do serviço de transporte metroviário e aumentar a receita tarifária. Nas proximidades da Estação Estrada Parque há cinco faculdades e um empreendimento imobiliário com mais de três mil pessoas – o que fez aumentar a procura pelo transporte público.
Nota do GDF informa que o valor total da obra foi de R$ 2,4 milhões e o contrato com a empresa vencedora da licitação previu a exigência da assinatura do Termo de Compromisso de Conduta Ética e de Combate à Corrupção, como uma obrigação de se ter um programa de integridade interno, com os funcionários, para evitar atos de corrupção.
Na avaliação de Handerson Cabral, diretor-presidente do Metrô-DF, a empresa avançou bastante em 2019 em relação às obras das estações Estrada Parque, 106 Sul e 110 Sul. “Com a primeira, mostramos que estamos atingindo nossos objetivos, a excelência no serviço”, diz ele.
Cabral informou que irá entregar as duas estações da Asa Sul ainda no primeiro semestre de 2020 e que parte do acesso para o Eixo W está pronta. “Vamos entregá-las neste primeiro semestre de 2020 porque precisamos terminar o túnel que atravessa o Eixo e a construção dos acessos do Eixo L”, informa.