Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Nutrição

Especialista explica como a seca pode ajudar no emagrecimento

  • Redação
  • 06/11/2017
  • 14:29

Compartilhe:

Para bons resultados em planos alimentares, o metabolismo aparece como um dos termos mais importantes a ser trabalhados em uma dieta. Normalmente, ele é um conjunto de alterações e reações químicas que, por consequência, ajudam no rendimento rotineiro. Devido ao período da seca, nosso corpo pode reagir de diversas formas. Entre elas o emagrecimento, pois o mesmo depende do status do metabolismo.

O médico Dr. Júlio Cézar Ferreira do Instituto Liv, especialista em endocrinologia, explica que dependendo da demanda do paciente, é possível a mudança climática influenciar no processo metabólico. \”Nos casos de alterações de temperatura, tanto para o calor quanto para o frio, o organismo funciona de forma a reter ou perder energia no sentido de manter a temperatura\”, destaca.

Segundo o especialista, um exemplo de consequência é a sensação térmica em mulheres na menopausa. Pois a adaptação não é apropriada, podendo aumentar as ondas de calor. \”Pacientes com hipotireoidismo apresentam sintomas mais intensos com mudanças climáticas também\”, explica. De acordo o endocrinologista, as manifestações sintomáticas são desde fadiga, dificuldade de praticar atividade física, rugosidade, constipação até secura na pele.

 

Como evitar as mudanças

De acordo com o médico, deve-se atentar às alterações com um acompanhamento endocrinológico e metabólico, que consiste nas dosagens hormonais e avaliação do metabolismo por meio calorimetria indireta. \”Após tal assistência, o essencial é manter uma alimentação saudável. Ou seja, o paciente deve seguir um plano alimentar rico em nutrientes, vitaminas, minerais, carboidratos, entre outros, para que o corpo responda às mudanças climáticas ou qualquer outra influência, como o estresse, que também induz um metabolismo alterado\”, finaliza.

A nutricionista Keila Dias, do Instituto Liv também aconselha que toda dieta deve conter pelo menos a ingestão de dois litros de líquidos por dia, de frutas como melão, melancia, abacaxi, laranja, maçã e mexericas. \”Deve-se evitar também refeições com grandes porções, pois com quantidades menores, a digestão é mais fácil\”, explica a nutricionista. Além disso, deve existir um controle de sal e temperos sintéticos, optando sempre por especiarias naturais como cebola, alho, pimenta de cheiro, manjericão, entre outros. Alimentos e bebidas açucaradas também podem atrapalhar um bom rendimento alimentar.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Vídeo: Leila é vaiada no Torneio Arimateia

Caroline Romeiro

EUA redescobrem o óbvio: comida de verdade no centro do prato

José Matos

Inveja. Livre-se dela

Júlio Miragaya

A grandeza das cidades médias brasileiras

Tesandro Vilela

SUS aposta em IA para modernizar saúde pública

Júlio Pontes

Você precisa saber o que é desincompatibilização

Últimas Notícias

Confira a lista de vencedores do Globo de Ouro 2026

11 de janeiro de 2026

Centro de Línguas de Novo Gama abre vagas para cursos gratuitos

11 de janeiro de 2026

Aberto concurso com salários de até R$ 6 mil em Valparaíso

11 de janeiro de 2026

Feliz Ano Novo à categoria bancária!

11 de janeiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.