Palavras embaçadas na lousa, nas telas ou na rua são a realidade de muitos jovens de baixa renda que não possuem condições imediatas de pagar consultas oftalmológicas e as lentes receitadas. E, isso não é de hoje! Para isso, há mais de 35 anos, o Espaço Saúde do Estudante, vinculado à Secretaria de Educação do GDF, oferece exames de vista e óculos de forma gratuita a crianças e adolescentes da rede pública de ensino.
A unidade fica na 602 Sul, no Centro de Educação de Jovens e Adultos da Asa Sul (Cesas). Lá, os estudantes realizam consulta com oftalmologista, fazem exames, escolhem a armação de sua preferência e, após 90 dias, recebem os óculos na própria escola. Os professores que receberem alguma queixa ou identificarem alguma dificuldade relacionada à voltada à saúde da visão fazem o encaminhamento do aluno para o espaço. São 2.050 vagas disponibilizadas por ano, para todas as 14 regionais de ensino que compõem o DF.
No local, além de consultas e exames oftalmológicos, os alunos têm acesso a atendimento psicológico, que inclui projetos voltados para estudantes desde a educação infantil até a primeira parte do ensino fundamental. Além disso, o serviço gratuito oferece cuidados de saúde com foco na prevenção de gravidez, de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), de drogas e de violência no ambiente escolar e familiar.