Escritores iniciantes lançam livros em Corumbá de Goiás

Netto CostaPor ,22/07/2021 às 16:31, Atualizado em 22/07/2021 às 16:42

Projeto comunitário concretiza o sonho de literatos na “cidade dos poetas”

Jovens escritores presentes na segunda edição do projeto Coleção Arterial

Um projeto idealizado por educadores, em parceria com a iniciativa privada, viabilizou a publicação do primeiro livro de escritores iniciantes na bucólica Corumbá de Goiás, berço de escritores como José J. Veiga e Bernardo Élis. Os idealizadores pretendem manter a tradição artístico-literária do município, mesmo em meio às restrições impostas pela covid-19.

Wilma, Samanta e Newton coordenam o projeto que já lançou 12 autores em duas edições

“A literatura continua cumprindo o seu papel na representação dos diversos aspectos do sentimento popular”, diz Newton Rodrigues, educador e um dos autores da iniciativa, ao lado da professora Wilma Brito Rezende.

O projeto Coleção Arterial, em sua segunda edição, está lançando neste mês de julho mais seis livros de autores inéditos. Em 2021, a professora e bibliotecária Samanta Jaime Araújo recuperou textos poéticos de 12 autores, guardados por muito anos, que agora foram reunidos em seis livros, lançados em março (na primeira edição do projeto) e outros seis estão sendo lançados agora.

Projeto inovador

O professor Newton Rodrigues destaca que “a Coleção Arterial é voltada ao incentivo à arte literária e objetiva colaborar para o surgimento de novos escritores”. Além disso, a iniciativa também pretende formar leitores, desenvolver a capacidade da escrita e possibilitar o lançamento de projetos autorais.

Corumbá de Goiás tem tradição na literatura nacional

Um dos diferenciais do projeto está nos valores investidos pelos escritores para a publicação da primeira obra. Cada edição é composta de seis livros inéditos. Por meio de uma ação coletiva, reduz-se custos gráficos e de serviços editoriais, “suprindo a principal dificuldade de ávidos leitores que sonham em se tornarem escritores”, afirma Rodrigues.

A produtora literária Samanta Araújo vivencia diariamente a rotina dos frequentadores da Biblioteca Municipal Monsenhor Chiquinho e sabe que a redução dos custos e a otimização dos trabalhos gráficos facilita a vida dos novos autores. Os textos avulsos transformam-se em livros, devidamente catalogados na Câmara Brasileira do Livro, atendendo todos os requisitos para a publicação das obras no Brasil.

“Estamos muito satisfeitos e percebemos nos novos escritores o entusiasmo pela arte da leitura e da escrita”, diz Samanta. “Meu papel é organizar o coletivo de escritores e auxiliar a editora na elaboração das obras”, completa.

Além das duas edições trabalhadas, o projeto também incentivou produções independentes, ampliando o número de literatos corumbaenses. Produtores literários de outras cidades goianas como Pirenópolis, Caldas Novas, Abadiânia, Cocalzinho e Anápolis já mostraram interesse em levar o projeto para seus municípios.

Dia do Escritor

No “Dia do Escritor”, a ser comemorado sábado (25), acontece a cerimônia de lançamento da segunda edição da Coleção Arterial com seis novos escritores em Corumbá de Goiás. Curiosamente a arte da poesia em versos e rimas é o estilo escolhido por todos os escritores, mostrando que os poetas estão em evidência.

A funcionária pública Marlene Siqueira, que participou da primeira edição, em março, tem aproveitado seu status como escritora e fala com satisfação da publicação de seu primeiro livro, intitulado “Fascínio”. “Fiquei muito feliz em ter a minha primeira obra literária participando da Olimpíada da Língua Portuguesa. É uma obra simples que traz em seu conteúdo o amor pela nossa querida Corumbá de Goiás”, conta.

O evento, que celebra a apresentação de seis novos autores de Corumbá de Goiás ao universo dos escritores goianos, atende a todos os requisitos dos órgãos de vigilância sanitária municipal e respeitará as regras para o controle da pandemia.

Novos escritores

Participantes da Coleção Arterial Corumbá de Goiás 2021:

1º edição:

A Vida em Poesias – Valda Costa

Ousadia – Cleiton Nerys

Em Minhas Flores, Poesias – Maria de Fátima Ribeiro

Coração Partido – Amanda Alves

A Arte e A Poesia – Thiago Costa

Fascínio – Marlene Siqueira

2ª edição:

Poemas da Cris – Cristiane Silva

Coração e Alma – Cecília Carvalho

Ventos Obscuros – Bruno Willie

Cristal Quebrado – Alesson Vieira

No Caminho de Cora – Kátia Espíndola

Sublimis – Samanta Jaime

Serviço

Contatos: ADM EDITORA – Euro Representações & Publicidades Ltda.

Telefone: 55 (62) 99486-1440 / 99448-7391 E-mail: newtonrodrigues22@gmail.com Blog: www.cepaveeditora.blogspot.com

3 comentários em “Escritores iniciantes lançam livros em Corumbá de Goiás”

Deixe um comentário

Rolar para cima