Epigenética e a Nutrição

mmPor ,09/03/2016 às 17:24, Atualizado em 09/07/2016 às 3:49

Seu estilo de vida e o que você come influenciarão no modo de vida dos seus filhos, mesmo que você ainda nem pense em ter filhos. É bastante intrigante a forma como a ciência vem desvendando alguns mistérios. Uma delas é a herança epigenética transgeracional, que é a transmissão de experiências ocorridas com os pais …

Epigenética e a Nutrição Leia mais »

Seu estilo de vida e o que você come influenciarão no modo de vida dos seus filhos, mesmo que você ainda nem pense em ter filhos. É bastante intrigante a forma como a ciência vem desvendando alguns mistérios. Uma delas é a herança epigenética transgeracional, que é a transmissão de experiências ocorridas com os pais (e alguns estudos mostram que até com avós), para os filhos e netos.

Difícil de entender? Vamos lá… de acordo com os conceitos tradicionais, quando um embrião é formado, ele carregará as marcas genéticas de seus pais, e para alguns genes, as marcas epigenéticas são mantidas. Com isso, podem ser passadas de uma geração para a geração seguinte.

Portanto, sua relação com o meio ambiente, a exposição a fatores estressores, carcinogênicos, se você faz exercício ou se é sedentário, tudo isso, modula a expressão de determinadas proteínas, te levando a alguma adaptação ao ambiente e, de certa forma, isso será repassado a outras gerações.

Realmente, a forma como isso se dá ainda é uma área muito nova, mas já se sabe que isso pode acontecer. Essas mudanças epigenéticas desempenham um importante papel no processo de diferenciação celular, permitindo que as células mantenham características estáveis diferentes, apesar de conterem o mesmo material genético.

Os principais alimentos que possuem compostos capazes de alterar ou atuar na metilação do DNA são: soja, folhas verdes escuras, açafrão, brócolis, alho, uva roxa. Além desses alimentos, a privação alimentar nos primeiros meses de gestação pode ser determinante para maior risco de desenvolver doenças crônicas, especialmente relacionadas à resistência à insulina.

 


Você é o que você come


O papel dos chás


Como saber se um produto é orgânico?


 

Deixe um comentário

Rolar para cima