Procuro entender, curioso que sou, as consequências do que vi no jogo Inglaterra x Brasil. Não falo do gol do menino-prodígio, já incensado como sucessor de Pelé pelos comentaristas de plantão. Falo de tecnologia, embora dela nada entenda.
Seguinte: a câmera principal – aquela que transmite o jogo no plano geral – mostrava os anúncios brazucas de forma nítida e clara.
No placar, lia-se Inglaterra x Brasil. Mas, ao mostrar o repeteco de alguma jogada – com as câmeras que ficam à altura do gramado –, a informação vinha no original: England vs Brazil.
Assim, prestando mais atenção, toda hora em que as câmeras ao nível do gramado faziam o replay (ôpas!), estava lá, em vez do Baly, o energético do Brasil, o letreiro da Budweiser ou do Chase, ou ainda, do Tickets up to date.
Ora, com a IA – ou o que o valha – fazendo dublagem em painéis, o que restará daqui pra frente?
Imagino algum patriota mais exaltado no comando, mudando algumas jogadas e inventando acachapante vitória do Brasil por 10 x 0 contra a Inglaterra. Digo, England.