“Filmei minha avó todo domingo por quatro meses sem ela perceber”. Assim começou a vida de influenciadora digital de Cecília Vianna, uma brasiliense de 22 anos, estudante de Engenharia Química da Universidade de Brasília (UnB). Mas a brincadeira tomou grande proporção e virou fonte de renda para Cecília.
O primeiro vídeo viralizado no Instagram foi em dezembro de 2021, com milhares de visualizações. Hoje, no TikTok, Cecília acumula 3,6 milhões de curtidas. No Instagram, são quase 36 mil seguidores e conteúdos que atingiram milhões de visualizações.
Os números expressivos chamaram atenção de grandes marcas, entre elas O Boticário, e viraram publis (conteúdos publicitários nas redes). Os vídeos caseiros, bem-humorados e fofinhos de Cecília foram reproduzidos por páginas nacionais de entretenimento. A famosa Choquei repostou um deles na última semana em suas páginas.
A partir dos vídeos, os avós de Cecília, “seu” Edson e dona Nilza, ambos de 84 anos, foram convidados para estrelar um clipe musical. A faixa “Meio Termo”, do grupo de pagode brasiliense Doze por Oito, conta a história de dois casais: um longevo, tal qual os avós de Cecília, e outro que ainda não se decidiu.
Nessa aparição, Edson e Nilza acumulam 209 mil visualizações. Com um detalhe importante: um dos integrantes do Doze por Oito, o músico Eric Vianna (cavaquinho), também é neto do casal famoso.
Capa da perfeição – A lição para os criadores de conteúdo, principalmente político, é que nem sempre é necessário uma super produção para as redes sociais. Na realidade, quase sempre um conteúdo orgânico tem mais chance de atingir melhores números, e com custo baixo.
Compare: poste um vídeo-selfie sem edição e legendado e publique uma inserção para televisão em um Instagram e veja qual terá maior alcance.
Mas o principal recado é para os próprios políticos: Proponham-se a gravar e aparecer nas redes sem a “capa da perfeição” que normalmente usam. Exemplos de resultados exitosos não faltam. Entre eles, o prefeito de Recife (PE), João Campos (PSB); o prefeito de Belo Jardim (PE), Gilvandro Estrela (União); e o prefeito de Florianópolis (SC), Topázio Neto (PSD).
Em todos os casos, tal qual nos vídeos de “seu Edson e “dona” Cecília, a figura do próprio mandatário é indispensável.