A alta aprovação de sua gestão (81%) é a principal credencial do governador Ronaldo Caiado para obter a legenda do União do Brasil como candidato a presidente da República em 2026. É o que aponta levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, publicado na edição da revista Veja desta semana.
A popularidade de Caiado se sustenta em dois pilares: segurança pública e saúde, que têm dado bons resultados no estado. O governador também investe na melhoraria da mobilidade e tem buscado investimentos internacionais, principalmente da China, onde esteve em novembro de 2023.
Na pesquisa do Instituto Paraná, se a eleição fosse hoje, no primeiro turno Lula chegaria à frente, com 37%; a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro teria 26% e Caiado chegaria em sexto, com 1,9% dos votos. Ciro Gomes (9,3%); e os governadores de Minas Gerais, Romeu Zema (6,5%); e do Paraná, Ratinho Júnior (5,1%), também foram lembrados.
Especialistas avaliam que o excesso de postulantes a herdar o espólio político do inelegível ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode favorecer a reeleição do petista Lula.