A convite da reitora Márcia Abrahão, a deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) visitou, na sexta-feira (17), as obras do Centro de Educação Primeira Infância (Cepi), do núcleo de pesquisas sobre o tema, e da Unidade da Criança e do Adolescente (Uca), da Universidade de Brasília (UnB).
As obras contam com mais de R$ 20 milhões de emendas parlamentares destinadas pela deputada em 2022. Durante a visita, a parlamentar ressaltou a importância do projeto, que beneficiará mães, crianças, servidores e estudantes da UnB.
“A primeira infância, que corresponde aos primeiros seis anos de vida, é a fase mais importante para o desenvolvimento cognitivo, psicológico e emocional de maneira saudável. Estudar essa fase requer investimentos em pesquisas. Com o Complexo, a UnB dará um passo à frente”, ressaltou Paula Belmonte.
Pesquisas e apoio à educação
A creche que integra o Cepi vai beneficiar toda a população do DF, atendendo, a partir de agosto deste ano, 100 crianças de até cinco anos de idade em quatro salas de aula e centro de atividades lúdicas totalmente adaptado aos pequenos.
Já o Centro de Pesquisa é voltado aos estudantes dos cursos de Ciências da Saúde que desejam se especializar na área. O núcleo estará diretamente ligado ao Cepi e vai potencializar as pesquisas sobre Primeira Infância, para que a UnB se torne um centro irradiador de tecnologia social voltada a essa faixa etária.
Após mais de dois anos em reformas, a Uca foi entregue em maio de 2023 e passou a ampliar seus atendimentos. Com quatro pavimentos, a unidade agora conta com 80 consultórios, 69 leitos de internação ativos e 20 de UTI, sendo dez deles especializados em atender bebês prematuros.
O espaço também foi pensado de maneira sustentável. Toda a energia utilizada advém de 215 placas fotovoltaicas. “Estamos entregando um hospital superequipado para a população do DF, com mais vinte UTIs para atender nossas crianças”, comemorou a deputada.