Desde o dia 26 de setembro, o Brasília Capital acompanha um assunto que tem todas as características de uma tentativa de extorsão de grupos que vêm tendo interesses contrariados pela atual gestão da Terracap.
- Advertisement -
Naquela data, um site publicou texto e imagens acusando o presidente da empresa, Alexandre Navarro, de trocar mensagens pelo WhatsApp com a diretora de regularização rural, Fabiana Torquato, combinando um suposto esquema de cobrança de propinas.
A matéria foi imediatamente reproduzida por outro site e pautou o telejornal de uma grande emissora local, criando a impressão de que os dois diretores da estatal estavam irremediavelmente envolvidos num escândalo que, no mínimo, lhes custaria seus empregos.
Mas a “bomba” publicada pelos dois sites não cumpria uma regra básica do bom jornalismo: ouvir o “outro lado”.
E foi isto que o Brasília Capital procurou fazer antes de repercutir o “escândalo” em sua edição daquela semana.
No mesmo dia nossa reportagem conseguiu um contato exclusivo com Navarro e com Fabiana Torquato. A entrevista aconteceu na sala da presidência da Terracap.
Nossa equipe encontrou duas pessoas revoltadas e indignadas com uma situação inédita para elas – serem acusadas de cobrar propinas para benefício próprio, de servidores de outras áreas do governo e do Partido Socialista Brasileiro (PSB), legenda do governador Rodrigo Rollemberg.
Navarro e Fabiana Torquato anteciparam para nossa reportagem as providências que tomariam para se defender – registrar ocorrência policial e acionar o Tribunal de Justiça e o Ministério Público do DF, exigindo apuração rigorosa do episódio.
Desde então, os leitores do Brasília Capital passaram a ler, em absoluta primeira mão, os desdobramentos da ardilosa “armação” contra os dois executivos, culminando com a publicação – mais uma vez em primeira mão – do resultado da perícia da Polícia Civil do DF, com elementos técnicos que desmascaram a farsa.
- Advertisement -
Mas os conspiradores não parecem conformados e nem dispostos a desistir de seu intento de desestabilizar a diretoria da Terracap.
Tudo indica que outros “escândalos” estão sendo montados e devem vir a público nos próximos dias.
Enquanto isso, outros veículos de comunicação passam a se interessar pela pauta, embora apenas o portal de notícias Metrópoles tenha se dignado a dar os créditos às informações do Brasília Capital.
Independentemente de qualquer coisa, o jornal seguirá acompanhando o assunto e de olho nos fatos. Sempre disposto a apontar eventuais desvios de comportamento de qualquer autoridade, mas determinado a não cometer injustiças contra a honra de quem quer que seja, especialmente de pessoas de conduta ilibada.