Um em cada cinco eleitores de Jair Bolsonaro no segundo turno de 2018, hoje votariam em Lula. É o que mostra pesquisa PoderData, realizada de 2 a 4 de agosto, com 2.500 entrevistas nas 27 unidades da Federação. Do eleitorado do atual presidente, 49% ainda o têm como candidato preferido e 48% escolheriam outro nome ou votariam em branco ou nulo.
E quem mais absorve os eleitores arrependidos de Bolsonaro é o petista. Ciro Gomes (PDT) e Luiz Henrique Mandetta (DEM) herdariam 8% cada, e João Dória (PSDB) ficaria com 6%. Dos eleitores de Fernando Haddad no segundo turno de 2018, 67% continuam fieis ao PT e votariam em Lula.
Centro político – O ex-presidente também é o preferido entre aqueles que se dizem “de centro” em um eventual segundo turno entre Bolsonaro e Lula em 2022. Lula teria 52% e o presidente despenca para 17% neste público. Outros 19% dos centristas dizem que votariam em branco ou nulo e 11% afirmam não saber.
É a primeira vez que o PoderData pergunta a respeito da inclinação política dos entrevistados – se se consideram mais à esquerda, à direita, ao centro ou se não sabem responder. No segundo turno, Bolsonaro ganha apenas entre os que se declaram de direita.