Ir para o conteúdo
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Distrito Federal

Eleições nos sindicatos abrem disputa pela Fecomércio-DF

Presidentes devem ser escolhidos até maio

  • Redação
  • 16/01/2026
  • 16:00

Compartilhe:

Foto: Reprodução

O ano de 2026 começa com clima de campanha no Sistema Fecomércio do Distrito Federal. Nos próximos meses, os 27 sindicatos empresariais ligados à federação elegerão suas novas diretorias, etapa que antecede a escolha do presidente da Fecomércio-DF, prevista para maio.

Concluídas as eleições internas, os presidentes eleitos passam a compor o colégio eleitoral responsável por definir a nova diretoria da federação. O atual presidente, José Aparecido Freire, já confirmou que pretende disputar a recondução ao cargo.

No Distrito Federal, duas eleições já foram realizadas. O Sindicato das Empresas de Eventos (Sindeventos-DF) e o Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Sindmac-DF) escolheram suas diretorias na quarta-feira (14), ambas com chapa única.

À frente do Sindeventos-DF, que reúne mais de 10 mil empresas, Luís Otávio Neves foi reconduzido ao cargo e seguirá na presidência até 2030. Durante a votação, ele destacou a atuação do sindicato nos anos mais críticos da pandemia, período em que o setor de eventos foi um dos mais afetados, além da participação na criação do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos (Perse). Para o novo mandato, as prioridades incluem o fortalecimento da segurança jurídica, a melhoria do ambiente de negócios e a ampliação de ações de qualificação profissional, em parceria com o Senac-DF.

No Sindmac-DF, que representa cerca de sete mil empresas do setor de materiais de construção, a presidência volta a ser ocupada por Antônio Carlos Aguiar. Ele comandou a entidade por dois mandatos até 2021 e assume no lugar de Cecin Sarkis, com mandato até 2030. A nova diretoria aposta na renovação, com a entrada de novos nomes. Segundo Aguiar, o foco será aproximar empresários e trabalhadores dos serviços oferecidos pelo Sistema Fecomércio, como Sesc, Senac e Instituto Fecomércio-DF, além de reforçar a defesa dos interesses do setor diante de um cenário econômico ainda desafiador.

As cerimônias de posse das novas diretorias estão previstas para fevereiro. Em âmbito nacional, entidades representativas do comércio, serviços e turismo também passam por processos de renovação em 2026. Um dos principais momentos ocorrerá em setembro, com a eleição da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), atualmente presidida por José Roberto Tadros.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Redação

Redação

Colunas

Orlando Pontes

Galípolo almoçou com Vorcaro antes da falência do Banco Master

Caroline Romeiro

Dieta carnívora: cuidado com promessas fáceis!

José Matos

Morrendo prematuramente

Júlio Miragaya

O presente de grego do BC ao governo Lula

Tesandro Vilela

Moltbook: febre e alerta

Júlio Pontes

Caiado não será coadjuvante no PSD

Últimas Notícias

Olimpíada de Inverno: Brasil quer fazer história

7 de fevereiro de 2026

Maternidade será construída em Águas Lindas de Goiás com recursos do Novo PAC

7 de fevereiro de 2026

Moltbook: febre e alerta

7 de fevereiro de 2026

O preço da megalomania

6 de fevereiro de 2026

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.