José Matos
Carma é a contabilidade espiritual de uma pessoa ou de uma coletividade. Quando se age sozinho, gera-se carma individual. Quando se age em grupo, carma coletivo. Quando o carma é individual e negativo só pode ser resgatado por quem o gerou.
De forma semelhante, quando é coletivo só pode ser resgatado pelo grupo responsável. No Direito Penal Divino, cada um paga a sua conta ou cada um resgata seu carma. No resgate do carma, olha-se o grau de conhecimento, ignorância e intenção.
A irresponsabilidade com o voto gera carma grave. O voto, de tão importante, é como o pênalti no futebol: épreciso votar no mais preparado; naquele que tem mais condição de cuidar do povo; naquele que inclui, ao invés de excluir; naquele que busca o entendimento, ao invés da divisão; naquele que tem mais compromisso com a educação e o emprego.
A política tem lado. São muitos partidos, mas apenas dois lados: esquerda e direita. Esquerda é formada por defensores do povo: assalariados, pequenos e médios produtores e prestadores de serviços. A direita defende o grande capital, grandes empresas, bancos e grandes prestadores de serviços.
O conceito de esquerda e direita vem da Revolução Francesa. Os defensores do povo sentavam-se no lado esquerdo do Parlamento e os demais ocupavam o lado direito.
No Brasil, os defensores da direita procuram incompatibilizar os trabalhadores com seus políticos defensores de esquerda, associando-os com comunismo, regime que nunca foi integralmente implantado em nenhum lugar do mundo e que, com a queda do Muro de Berlim, perdeu-se completamente o interesse por sua implantação.
Jesus, como ser integral que era, respeitou os governantes de sua época. Questionado sobre a obrigatoriedade do pagamento de tributos, esclareceu: “Dê a Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”.
Noutro momento, procurado pelo senador romano PúblioLêntules, enfatizou a importância do resgate do carma: “Se você soubesse o valor deste momento, você abreviaria séculos de sofrimento”.
Você é escravo do passado, mas é senhor do seu futuro. Evite carma negativo, cumprindo seu propósito, dharma ou báraka, como falam os sufis.