Tentar provocar a Justiça contra Jair Bolsonaro é uma estratégia inócua da oposição. Alternativas como a queixa-crime contra o Presidente, apontando suposta prevaricação, apresentada por Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e outros parlamentares, não rendem mais do que manchetes vazias.
Com uma Procuradoria-Geral da República aparelhada pelo governo, entulhar processos no Supremo Tribunal Federal pode, até mesmo, atrapalhar o andamento dos resultados da CPI a serem encaminhados pelo Senado.
No futuro, quando chegar o indiciamento de autoridades com foro investigadas pela CPI, Augusto Aras pode alegar a existência de um processo já aberto para apurar o mesmo caso apontado pela CPI. E, assim, arquivar todos os indícios, com base em um pedido anterior feito pela oposição.
A saída para o pretendido impeachment de Bolsonaro é o julgamento político e a desconstrução de sua política econômica. A consolidação de uma oposição única, sinalizada pelo super pedido de impeachment apresentado na quinta-feira (1º) é o início da jornada. Assim como as mobilizações populares contra o governo.
Na prática, a organização pelo impeachment de Bolsonaro ainda é uma recém-nascida. No Congresso real, líderes calculam que, caso fosse votado hoje, o impeachment alcançaria cerca de 200 dos 346 votos necessários para ser aprovado.
Especialistas apontam como culpados pela baixa adesão os próprios deputados signatários do documento. Por exemplo, Joice Hasselmann (o Bolsonaro de saias) e Kim Kataguiri (que enxergava o PT como ameaça à democracia). O próprio PT, hoje, prefere ver Bolsonaro sangrando do que fora do cargo. Assim, facilita a vida de Lula no próximo ano.
Bolsonaro se desfez de sua base ideológica e lavajatista (Kim e Joice) para se firmar no poder. Quem o sustenta é o Centrão. Mesmo em seu momento mais delicado, o governo se mantém estável graças aos acordos fcom partidos como PP, PL, PSD etc. É bom lembrar que a centro-direita do Congresso sempre sustentou, enquanto quis e lhe foi útil, todos os mandatos presidenciais. Bolsonaro ainda tem lenha para queimar…