Um eclipse solar total acontece nesta segunda-feira (8), com início às 15h07, no horário de Brasília. Moradores do Canadá, México e EUA poderão acompanhar ao vivo, e há diversas formas de ver em canais de transmissão. Uma das opções para assistir ao eclipse será pelo canal oficial da NASA no YouTube. Além disso, o Observatório Nacional também transmitirá o fenômeno em sua plataforma de vídeos. Para aqueles que preferem outras plataformas, o eclipse solar total será televisionado no streaming Disney+.
Estima-se que cerca de 31,5 milhões de pessoas estarão em áreas privilegiadas para observar o eclipse solar total, enquanto o restante do planeta terá uma visão parcial do fenômeno ou um dia comum como qualquer outro.
Mas afinal, o que é um eclipse solar total? Trata-se de um evento astronômico no qual o Sol, a Terra e a Lua se alinham parcial ou totalmente, resultando na projeção de uma sombra sobre a Terra. A Lua passa entre o Sol e a Terra, bloqueando total ou parcialmente a luz solar em determinadas áreas.
O eclipse total desta segunda-feira será o primeiro do ano. E para os interessados em acompanhar futuros eventos astronômicos, o próximo eclipse solar visível no Brasil está marcado para o dia 2 de outubro deste ano, embora não seja um eclipse total. Nessa ocasião, o Sol será parcialmente encoberto pela Lua, proporcionando um espetáculo astronômico para a Região Sul, Sudeste (com exceção do norte de Minas Gerais) e Mato Grosso do Sul.