Após a pandemia, houve um salto alarmante na abertura de cursos e polos de Ensino a Distância (EAD) para os cursos de Nutrição. Em maio deste ano, foram computados 6.402 cursos de Nutrição, sendo 5.579 polos EAD e 823 cursos presenciais.
Na segunda-feira (5), aconteceu uma audiência pública na Câmara dos Deputados em que diversos conselhos profissionais da área da Saúde, dentre eles o Conselho Federal de Nutricionistas (CFN), estiveram presentes para debater sobre os anseios na formação à distância na Saúde. Há alguns anos, o ensino superior já vinha sendo tratado como uma mercadoria, e a prática desse mercado fez com que os cursos EAD aumentassem bastante, especialmente após a pandemia, pois prometem formação flexível e com preços acessíveis.
Porém, muitas limitações são encontradas nesse modelo, especialmente na prática clínica. A aprendizagem prática e o contato direto com pacientes são elementos essenciais na formação de profissionais de saúde.
O ensino à distância pode não oferecer a mesma experiência prática de um ambiente de sala de aula ou um estágio clínico tradicional, o que pode limitar a aquisição de habilidades clínicas. Além disso, o ensino presencial permite uma interação direta e imediata entre professores e alunos, além da oportunidade de networking entre estudantes.
No ensino à distância, essa interação pode ser limitada a fóruns de discussão online e comunicações assíncronas, o que pode dificultar o esclarecimento de dúvidas, a troca de ideias e a criação de relacionamentos profissionais.
Há um projeto de lei tramitando na Casa legislativa, o PL 5414/ 2016, que proíbe o incentivo do desenvolvimento e veiculação de programas de ensino à distância em cursos da área de saúde. O PL encontra-se na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) aguardando parecer do relator.
Enquanto isso, a sociedade civil continua acompanhando os desdobramentos e impactos da formação desses profissionais. Lembrando que, até o momento, na área da Saúde, apenas os cursos de Medicina, Psicologia e Odontologia não têm formação no modelo de ensino à distância.
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