É tempo de plantar

bsbcapitalPor , Jacy Afonso (*)02/12/2020 às 19:34, Atualizado em 02/12/2020 às 19:35

Uma história sobre a única árvore nos 4 Km da avenida Comercial de Taguatinga

A direção do PT-DF orientou todos os diretórios zonais nas cidades e seus filiados a participarem das atividades do movimento “É Tempo de Plantar”, no dia 6 de dezembro. Durante uma reunião sobre a bela iniciativa do PT de Taguatinga de plantar árvores no Taguaparque no dia 21 de novembro, o presidente e a vice-presidenta na cidade (Pedro Lacerda e Adriana Luz) comentaram que ao longo da avenida Comercial só tem uma árvore. Fiquei impressionado com a informação. E ela me remeteu a uma lembrança de minha juventude.

Cheguei em Brasília, com minha família, em 1974. Fomos morar em Taguatinga, na QNA 6, perto da praça do DI. Filho de agricultor familiar do interior de Minas Gerias, fiquei impressionado ao perceber que em todas calçadas em frente às casas tinha uma árvore. Na avenida Comercial, do lado residencial (QNA e QND), também tinha árvores. Não me lembro se havia árvores do lado comercial da época (CNB e QNE).

Trabalho no Banco Brasil, sou dirigente sindical, e a minha primeira greve foi em 7 de dezembro de 1984, em plena ditadura militar. Era delegado sindical no prédio da sede do BB, onde tinha muitos funcionários e vários outros delegados sindicais. Isto facilitava a organização da greve. Como eu morava em Taguatinga, me propus a contribuir na organização do piquete na agência do Banco na avenida Comercial.

No domingo 29 de novembro, aproveitando uma visita aos meus familiares, resolvi conferir a história do Pedro e da Adriana, andando pelos quatro quilômetros da avenida Comercial. É verdade. E a única árvore sobrevivente da avenida está em frente à agência do Banco do Brasil, onde ajudei a organizar a greve. Aquela árvore serviu de sombra para aquele longo piquete das 7 da manhã até as 4 horas da tarde.

Quando fotografei aquela árvore da avenida Comercial, lembrei-me da árvore sob a qual brinquei na minha infância, lá na QNA 6. E fui conferir também. Para minha alegria, ela estava lá!

Precisamos de mais verde em nossas cidades. Por isso, conclamo a todos a participar da campanha “É Tempo de Plantar”.

Deixe um comentário

Rolar para cima