Antes de devolver o cargo ao governador Ibaneis Rocha (MDB), que retorna das férias nos Estados Unidos na próxima semana, a governadora em exercício Celina Leão (PP) sancionou, na quarta-feira (10), a Lei 7.390/2024, que inclui os jogos eletrônicos na Lei Geral do Esporte, reconhecendo o e-sports como modalidade esportiva no Distrito Federal.
“Esse é um dos setores que mais cresce no mundo, e com certeza vai ampliar os horizontes da indústria e serviços na capital da República”, afirmou Celina, lembrando que a nova lei inclui no calendário oficial de eventos do DF o Dia do Esporte Eletrônico, a ser comemorado anualmente em 27 de junho.
Além da criação da diretoria, o GDF tem apoiado diversos eventos relacionados aos esportes eletrônicos, promovendo o engajamento da comunidade gamer local e proporcionando oportunidades para atletas e equipes se destacarem nos cenários nacional e internacional. “A sanção desta lei demonstra o compromisso do nosso governo em fomentar o desenvolvimento e reconhecimento dos e-sports no DF”, reforça o secretário de Esportes, Renato Junqueira.
O diretor de Games e E-sports da Secretaria de Esportes e Lazer, David Leonardo, explica que a diretoria tem como objetivo incentivar atividades e projetos que envolvam jogos eletrônicos em diferentes níveis. “A SEL é pioneira no Brasil em reconhecer os e-sports como uma modalidade esportiva, e se compromete a fornecer conhecimentos especializados em jogos eletrônicos para o GDF e suas secretarias” afirmou.
A sanção da lei ocorreu durante a inauguração der um campo de grama sintético, com arquibancada e iluminação especial, no Paranoá. A obra custou R$ 940 mil. Para os próximos meses, a previsão é entregar campos na feira do produtor, em Ceilândia, no Taquari, em Samambaia e em São Sebastião.