É preciso passar fome para emagrecer?

BSB Capital15/05/2016 às 9:01, Atualizado em 09/07/2016 às 3:49

Quantas vezes você já ouviu alguém falando que para emagrecer é preciso passar fome? Faço aqui um desafio: todas as vezes que você ouvir isso, pergunte se há um nutricionista por trás desse processo. Aposto que não! Essa ideia é ultrapassada, e a prática, mais ainda. Claro que se estivermos falando de pessoas com distúrbios …

É preciso passar fome para emagrecer? Leia mais »

Quantas vezes você já ouviu alguém falando que para emagrecer é preciso passar fome? Faço aqui um desafio: todas as vezes que você ouvir isso, pergunte se há um nutricionista por trás desse processo. Aposto que não! Essa ideia é ultrapassada, e a prática, mais ainda.

Claro que se estivermos falando de pessoas com distúrbios alimentares, como a compulsão, ou pessoas ansiosas, talvez a redução da ingestão comparada à ingestão habitual de alimentos leve essas pessoas a terem essa percepção. Mas, na maior parte das vezes, quando um nutricionista planeja uma dieta, fracionada em pelo menos seis refeições diárias, de forma equilibrada, dificilmente você passará fome para emagrecer.

Uma ingestão muito aquém da taxa de metabolismo basal faz com que o corpo desacelere, ou seja, fica mais lento, e a tendência é que o organismo guarde mais energia e aumente o peso na forma de gordura.  Então, comer faz parte do processo de emagrecimento, e não passar fome!

A qualidade nutricional dos alimentos que escolhemos para fazer parte da nossa dieta é que faz toda a diferença. Alimentos com alto teor de água e fibras têm menor densidade calórica e contribuem para a saciedade sem contar muitas calorias. Frutas e hortaliças em geral são os melhores exemplos nesse caso.

Fazer apenas uma ou duas refeições no dia faz com que a fome seja enorme no momento dessas poucas refeições. Por isso, comer várias vezes ao dia é interessante para emagrecer, pois ajuda no controle da fome. Horários definidos com alimentos nutritivos, nada de beliscar entre as refeições!

Portanto, para emagrecer de forma saudável e sustentável, é importante comer de forma equilibrada, com intervalos regulares e alimentos que nos dêem mais saciedade. Procurar um nutricionista sempre otimiza a perda de peso! Fica a dica!


Por que frango com batata doce?


Um café, por favor!


Amor incondicional


 

Deixe um comentário

Rolar para cima