Sou do tempo que, ao cair da noite, aparecia no céu um astro que havia sido batizado, por sua beleza, de Estrela Dalva, anos depois identificado pelos astrônomos como sendo o planeta Vênus, o que significava um relativo rebaixamento de categoria astral. Aliás, muito antes, eu já desconfiava, baseado no que me ensinara meu pai, médico, que acumulava a paixão por Astronomia. Tanto era, que tinha uma pequena luneta, que usava como se fosse um telescópio:
– “Observe bem, meu filho, mesmo a olho nu: a diferença de uma estrela para um planeta é que as estrelas cintilam (piscam) porque têm luz própria, enquanto os planetas, não; porque recebem luz das estrelas!”.
O firmamento noturno, enfeitado por suas incontáveis constelações estelares, sempre foi atração dos estudiosos desde os primórdios. Eles mapeavam o céu e davam nomes a alguns astros como se fossem deuses catalogados na mitologia. Quando o cientista italiano Galileu Galilei explorou o Universo, em 1610, com o potente telescópio que havia construído e que aumentava 20 vezes o tamanho dos corpos celestes, à essa época Vênus já era conhecida como a Deusa do Amor e da Beleza, por sua luminosidade peculiar, porém confundida como se fosse uma bonita estrela.
Com o instrumento comprido acoplado a grossas lentes, além de descobrir os Anéis de Saturno, Galileu prosseguiu nas meticulosas observações que marcaram o início da astronomia moderna e que a cada dia mais se aprimora, promovendo descobertas surpreendentes, independente das incursões dos astronautas.
E eis que a mais recente e sensacional notícia foi estampada nesta semana nas manchetes dos jornais do mundo inteiro: cientistas da Nasa descobriram um sistema solar formado por 7 planetas, com composição e temperatura parecidas com as da Terra.
O mais importante e já confirmado pelo administrador da Agência Espacial norte-americana, Thomas Zurbuchen: três desses seis planetas estão na zona habitável, ou seja, a que tem condições atmosféricas e climáticas para abrigar vidas, com temperatura amena, incluindo que são banhados por grande fartura de água, o que proporciona uma eterna primavera.
De minha parte, já decidi: se em qualquer um desses três planetas semelhantes à Terra não tiver vices golpistas e políticos corruptos, é pra lá que eu vou, levando a família!} else {