Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Geral

E o transporte atravessou a eleição

  • Chico Sant'Anna
  • 28/09/2022
  • 13:48

Compartilhe:

Foto: Ilson Santos

BR 20 engarrafamento dezembro de 2021 entre planaltina DF sobradinho DF – Foto: Ilson Santos

Chico Sant’Anna

Nas eleições de 2018, quando substituiu José Roberto Arruda, impugnado pela Lei da Ficha Suja, Joffran Frejat lançou a proposta de ônibus a R$ 1. Quase venceu Rodrigo Rollemberg (PSB). Agora, quem se vale de um estratagema parecido é Paulo Octávio (PSD).

Ele capturou bandeira de organizações de esquerda e promete implantar a tarifa zero. Brasília seria a primeira capital no País a fazê-lo, disse ele no debate da TV Globo, na terça-feira (27). O custo? R$ 2,5 bilhões ao ano. Pouco mais do dobro do que o GDF já paga como subsídio às empresas de ônibus.

Com ou sem tarifa zero, o tema mobilidade urbana atravessou a eleição e tende, mais uma vez, a engarrafar o a capital. Há décadas, não vemos uma solução eficaz para o transporte de passageiros no DF.

Como disse Leila do Vôlei (PDT) no debate, antes de se falar em tarifa zero, tem que focar a melhoria e a ampliação do transporte. Na proposta dela, tudo passa pela implantação do VLT do Aeroporto à Asa Norte, indo pela W-3 e retornando pela L-2; pelo monotrilho para Sobradinho e Planaltina e pela ampliação do metrô, com a esperada conclusão da linha até o Setor O, de Ceilândia, Expansão de Samambaia e Asa Norte.

Propostas interessantes, mas que além de dinheiro, dependem de vontade política e disposição de enfrentar os cartéis dos ônibus a das concessionárias de automóveis.

Ibaneis não fala em VLT

BRT versus VLT – Foto de Ilson Santos

Ibaneis Rocha (MDB) não tocou no tema VLT, nem na polêmica quarta ponte sobre o Lago. Além de mais viadutos, só promete implantar o BRT para a saída Norte do DF e ampliar o metrô até o Setor O e Expansão de Samambaia.

Este trecho, a exemplo do VLT, contava com recursos federais desde 2009. O ex-governador Arruda, de quem PO foi vice, desperdiçou a oportunidade de implantar esse modal. Não vale a desculpa de que foi cassado, pois faltava pouco tempo para terminar seu mandato e a verba havia sido disponibilizada no início de seu governo.

Todos os governadores que o sucederam pecaram em não concluir esses trechos. Ibaneis insiste no BRT. Pensado no governo Arruda, que reformou a EPTG, mas não comprou os ônibus, o sistema foi implantado na saída Sul, por Agnelo.

Com as vias exclusivas, o BRT organizou melhor o trânsito, mas não resolveu o problema da mobilidade. A melhor prova são os engarrafamentos na Epia-Sul, que começam às 5h da manhã e, na volta, às 16h da tarde.

Se os governantes não se conscientizarem de que ônibus, mesmo os articulados, não resolvem o problema, e que só um transporte massivo sobre trilhos irá desafogar as cidades do DF, teremos mais um mandato de engarrafamentos.

Armadilha

O atual governo pensa em entregar à iniciativa privada a gestão do metrô e a implantação e gestão do VLT. O edital do metrô, sob análise do Tribunal de Contas da União, além dos indícios de superfaturamento já constatados pelos técnicos, não prevê que a empresa vencedora construa um centímetro sequer de novas linhas.

É apenas a terceirização da gestão a um custo estimado, em setembro de 2019, de R$ 13 bilhões em 30 anos. O mais grave na privatização do metrô e do VLT é que, até agora, despontam como as potenciais futuras gestoras duas empresas que já controlam grande parte do transporte de passageiros por ônibus.

São elas, a Pioneira e Piracicabana, do Grupo Comporte – holding dos negócios do clã Nenê Constantino. Se tiverem êxito e mantidos os contratos que Pioneira e Piracicabana já possuem no DF, o grupo será responsável, no DF, por transportar até 700 mil passageiros/dia em diferentes modais.

Leia a matéria completa no blog Brasília, por Chico Sant´Anna

Leia mais em Brasília Capital

Compartilhe essa notícia:

Picture of Chico Sant'Anna

Chico Sant'Anna

Um olhar diferenciado de Brasília por quem defende o prazer de morar na cidade e o orgulho de ser brasiliense, por opção ou nascimento.

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

Léo Santana será atração do Viva Piri 2026

7 de dezembro de 2025

120 vagas para concurso para Guarda Municipal em Valparaíso

7 de dezembro de 2025

OMS revê papel dos medicamentos no tratamento da obesidade

6 de dezembro de 2025

Concluída duplicação da BR-050 até Delta-MG

6 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.