A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) começou a utilizar um novo equipamento em suas operações e no suporte às forças de segurança: um drone equipado com câmera térmica.
Embora a secretaria já utilizasse drones em ações de salvamento e durante manifestações, os novos modelos ampliam a capacidade de monitoramento e melhoram a consciência situacional nas operações de segurança pública. Este equipamento está em fase final de testes, mas já está sendo empregado desde a semana passada para apoiar os bombeiros no combate a incêndios florestais.
“Com isso, conseguimos atuar em áreas de difícil acesso, permitindo a identificação de comportamentos suspeitos e respostas rápidas em situações de emergência”, afirma o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar.
“Na semana passada, conseguimos identificar focos de fogo subterrâneo, orientando as equipes em solo, mesmo onde não havia chamas visíveis. Essa ferramenta é extremamente eficaz e será essencial em diversas situações. O uso de novas tecnologias é o que nos diferencia, aumentando nossa capacidade de atuação e contribuindo para um Distrito Federal mais seguro e melhor para se viver”, completa Avelar.
O monitoramento também abrangerá acampamentos e locais onde há a prática de fogueiras, possibilitando uma resposta imediata das forças de segurança em terra. Além disso, a SSP-DF está adquirindo mais nove drones.
Por meio da colaboração entre as subsecretarias de Operações Integradas e de Inteligência, será possível criar missões autônomas para monitoramento e vigilância, conforme explica o secretário-executivo de Segurança Pública da SSP-DF, Alexandre Patury.