Sindicato dos Bancários
O Sindicato vai juntar arte e protesto num só evento para celebrar o Dia da Consciência Negra. É o Pretitude no Eixo, domingo (20), que reunirá, numa programação especial, as bandas Deus Preto e Seu Preto, a cantora Dhi Ribeiro e a DJ Savana.O evento, gratuito, terá início às 9h, na 208/108 Norte.
“Dando continuidade às atividades do Novembro Negro, o Pretitudevai ocupar o Eixão e celebrar. Muitas discussões importantes acontecendo e preparações para vivermos de fato tempos melhores. Será um domingo de festa”, convida o secretário de Combate ao Racismo e à Discriminação do Sindicato, Edson Ivo.
Seu Preto, um movimento
Precursores da blackmusic autoral independente em Brasília, a banda vem construindo, ao longo dos últimos 20 anos, uma parte da história deste estilo e de outros segmentos da música da cidade.
O grupo participou de trabalhos de grande importância e relevância na cena local e nacional, como Plastika, BSB Disco Club, Black Brasil, NaLata, In Natura, entre outros. Pela criação e gestão de grandes projetos e festivais, como o Porão do Rock (1998), recebeu o título de Comendadores da Ordem do Mérito Cultural do DF (2000).
Deus é preto
A banda brasiliense Deus Preto colabora com a promoção e divulgação da música autoral. Estudando há anos o Reggae e o Rocksteady, ritmos jamaicanos muito tocados em São Luís do Maranhão, formou-se no ano de 2015.
O lançamento do EP independente “Deus Preto” ocorreu em 2017, produzido por Moises Mota, baterista da banda de reggae maranhense Mano Bantu. A partir desse ano a banda começa a apresentar seu trabalho nacionalmente.
Em 2019 a Deus Preto ficou entre os melhores artistas que tocaram no programa Show Livre. A banda traz em suas composições assuntos como o preconceito e a intolerância, entre outros relevantes à sociedade. Sempre respeitando a diversidade social e difundindo o amor.
Dhi Ribeiro
Dhi Ribeiro nasceu Edilza Rosa Ribeiro, em Nilópolis, no Rio de Janeiro. Aos 16 anos engajou-se na música como backing vocal, e logo se destacou. Em 1993, recebeu o prêmio de Cantora Revelação do Carnaval de Salvador. No mesmo ano, foi convidada a vir a Brasília e Palmas (TO), para comandar trios elétricos no carnaval. A partir daí, radicou-se na capital federal.
Em 2009, Dhi dedicou-se exclusivamente à carreira solo, lançando, pela Universal Music, o CD Manual da Mulher, que teve a música Para Uso Exclusivo da Casa executada em rádios e TVs por todo o País, estabelecendo definitivamente seu nome no cenário musical nacional.
Em 2012, essa música fez parte da trilha sonora da novela Lado a Lado, da Rede Globo, e foi ganhadora do Prêmio Emmy, o Oscar da TV mundial.Em 2010, iniciou uma trajetória de conexão com a África, em pesquisas musicais e organização de repertório que, mais tarde, se concretizaria no projeto Conexão Brasil-África, em várias turnês em Angola e Moçambique.
Em 2017, voltou ao cenário das novelas com “Para Uso Exclusivo da Casa”, tema da personagem Bibi Perigosa, na novela A Força do Querer, de Gloria Perez. Em 2019, Dhi Ribeiro foi escolhida pela Organização dos Estados Americanos, em Washington, para cantar no encerramento da Semana Interamericana dos Povos Indígenas e Afrodescendentes. Foi nesse ano que lançou o álbum “Leme da Libertação”, com músicas que remetem às suas raízes afro-brasileiras.
Leia mais em Brasília Capital