Segundo pesquisas realizadas por desconhecidos que não se identificam nem a seus contratantes, oito em cada dez habitantes dos blocos de concreto jamais pensaram em ser síndicos – ainda mais com o advento de empresas que terceirizam o serviço.
Os dois que pensaram no assunto são o síndico, que se mantém até hoje no comando; e o outro, quem sabe?, pode ser você, que deseja viver a excitante briga com os vizinhos nas reuniões para aumentar a taxa do condomínio.
Se você está entre os dois apaixonados pela aventura, e deseja firmemente ocupar o cargo, seguem aqui alguns conselhos oferecidos por marqueteiro, também desconhecido, mas com ampla experiência e resultados comprovados. Vamos lá.
1 Descubra um deslize nas contas apresentadas – caso você esteja na oposição; ou algum boleto que não foi pago pelo atual aspirante ao governo do prédio, atitude que desqualifica qualquer adversário para ocupar o cargo, quem dirá este candidato.
2 Não conseguindo provar os deslizes, relaxe. Invente. Minta. Diga que o problema nem são boletos nem contas fraudadas, mas assuntos da vida particular do outro: e aqui estão a pedofilia – e o pior de todos: ter jogado do vigésimo andar o Rottweiler que protegia a vida dos moradores da cobertura.
Como se vê, o manual para ganhar a eleição não tem a terceira parte. São apenas duas, primeiras e únicas.
Mas, se você juntar isso tudo com religião, pode mandar descer o champagne – e comemore: você faz parte do privilegiado grupo de vencedores que têm talento natural para fazer felizes os habitantes deste quadrado onde vivem.