Na sexta-feira 19 de maio foi comemorado o Dia Mundial de doação de leite humano. O leite materno é extremamente importante para a saúde infantil e desempenha um papel fundamental na redução da mortalidade infantil. É o alimento perfeito para o início da vida.
O leite materno contém todos os nutrientes necessários e em quantidades adequadas para o desenvolvimento saudável do bebê, incluindo proteínas, gorduras, carboidratos, vitaminas e minerais.
Além disso, ele se adapta às necessidades do bebê, um ser em constante mudança, fornecendo os nutrientes adequados em diferentes estágios de crescimento. Afinal, o leite materno é rico em anticorpos, enzimas, células imunológicas e fatores de crescimento que ajudam a fortalecer o sistema imunológico da criança.
Isso ajuda a proteger o bebê contra uma ampla gama de infecções e doenças, incluindo infecções respiratórias, gastrointestinais e de ouvido. Crianças amamentadas no peito têm menos chances de desenvolver alergias, asma, obesidade e diabetes.
Desse modo, a amamentação exclusiva nos primeiros seis meses de vida reduz significativamente o risco de mortalidade infantil, pois o leite fornece uma proteção natural contra infecções e doenças graves, como diarreia e pneumonia, que são as principais causas de morte de crianças em muitos países.
Por todo o exposto, é muito importante que as mulheres que estão amamentando, se tiverem uma produção acima da necessidade de seus filhos, possam doar o leite excedente.
Além do leite, podemos apoiar os bancos de leite com a captação de potes de vidro com tampa plástica (potes de café solúvel, por exemplo) que servem para armazenar o leite materno ordenhado.
Ajude nesta causa! Doe leite, doe potes, doe vida!
Instagram: @carolromeiro_nutricionista