Ir para o conteúdo
Facebook X-twitter Instagram
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Entorno
  • Pelaí
  • Versão impressa

Brasil, Economia, Geral

Documentário enfrenta machismo e resgata memória das mulheres sindicalistas

  • Sindicato dos Bancários
  • 09/04/2023
  • 14:00

Compartilhe:

O documentário “A voz é delas: histórias não contadas das mulheres sindicalistas” foi lançado sexta-feira (31/3), no Teatro dos Bancários. De iniciativa da Secretaria de Mulheres Trabalhadores da CUT-DF, a obra de 1h20 de duração visa resgatar a memória e a importância das mulheres sindicalistas da base da Central. Thaísa Magalhães, secretária de Mulheres da CUT-DF, explica que o machismo, presente também no meio sindical, é o fator de apagamento da memória e silenciamento da voz das mulheres no movimento de trabalhadoras e trabalhadores.

“O foco nunca foi na vitória ou na conquista das mulheres. É um apagamento que dura 40 anos, e esse documentário pretende resgatar a memória das mulheres e da importância de tê-las no movimento sindical como essenciais para fazer a luta de classes de maneira completa. Não há como falar das mulheres sem falar da luta sindical. Não há como falar da luta sindical sem falar das mulheres” Thaísa Magalhães.

Onda – Vários temas abordados no documentário, como retaliações, rede de apoio feminina, ocupação de espaço e violência foram citados pela mesa que abriu o lançamento do evento. Rejane Pitanga, ex-presidenta da CUT-DF, afirmou que não há dúvidas da “diferença que faz ter uma mulher na presidência da Central”, para dar andamento a questões essenciais não só para as mulheres, mas para a sociedade. “Não chegou nada de graça pra gente. O ambiente sindical é como a sociedade”, apontou.

A deputada federal Erika Kokay (PT), que também presidiu a CUT-DF, resgatou a importância da Central como pioneira em iniciativas como cotas e paridade de gênero, motivada pelas mulheres. Para ela, entretanto, ainda há muito a caminhar. “Já fomos por demais silenciadas. Quando as mulheres se colocam em movimento, vamos igual onda: se movimentando pelo conjunto da sociedade”.

Secretária de Mulheres da CUT Nacional, Junéia Batista afirmou que é preciso ousar fazer, e que a “unidade e a construção entre as mulheres” é determinante para o avanço das pautas delas no movimento sindical. “Se não entendermos o que significa isso, podemos continuar sendo apagadas e silenciadas”.

O duro cenário imposto às mulheres foi reconhecido pelo  presidente da CUT-DF, Rodrigo Rodrigues. “É importante discutir a invisibilização das mulheres dentro do espaço sindical. Temos a impressão de que o sindicato é vanguarda das ideias inovadoras, mas muitas vezes ele é justamente o lugar de reprodução dos problemas sociais”.

União e organização

Para Zezé Furtado, secretária de Mulheres do Sindicato, o documentário é importante para evidenciar a dificuldade da luta feminista por direitos e representatividade, até mesmo dentro dos sindicatos, locais de organização das lutas sociais. “Só conseguiremos fazer valer nossos direitos com muita união e organização. É inadmissível que nos dias atuais a mulher ainda precise se defender da violência institucional ou familiar, naturalizada pela sociedade”.

Reprodução do material

Um dos objetivos do documentário é ser reproduzido em todos os espaços como material de formação. “Vamos disponibilizá-lo no canal da CUT-DF no Youtube para dar volume às vozes femininas. Também podemos disponibilizar o material para todos os sindicatos, federações, confederações e todos os espaços que quiserem se somar à nossa luta”, informou a secretária de Imprensa da CUT-DF, Ana Paula Cusinato, umas das personagens de “A voz é delas”.

Compartilhe essa notícia:

Picture of Sindicato dos Bancários

Sindicato dos Bancários

Colunas

Orlando Pontes

“A revolução virá da periferia, da cultura, da música”

Caroline Romeiro

Novo Marco de Sistemas Alimentares e Clima

José Matos

A escada da vida

Júlio Miragaya

5 de dezembro de 1941: a virada na 2ª Guerra Mundial

Tesandro Vilela

IA generativa muda hábitos digitais na América Latina

Júlio Pontes

Cappelli lidera engajamento entre os pré-candidatos ao GDF

Últimas Notícias

STF marca julgamento dos réus do caso Marielle para fevereiro de 2026

5 de dezembro de 2025

Copa do Mundo: Brasil pega grupo com Marrocos, Escócia e Haiti

5 de dezembro de 2025

Alexandre de Moraes entra em lista dos mais influentes do ano do Financial Times

5 de dezembro de 2025
Alfredo Gaspar - Relator da CPMI do INSS- Foto Lula Marques/Agência Brasil

CPMI do INSS convoca dono do Master e governador Zema

5 de dezembro de 2025

Newsletter

Siga-nos

Facebook X-twitter Instagram

Sobre

  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente
  • Anuncie Aqui
  • Fale Conosco
  • Politica de Privacidade
  • Versão impressa
  • Expediente

Blogs

  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade
  • TV BSB Notícias
  • Pelaí
  • Nutrição
  • Chico Sant’Anna
  • Espiritualidade

Colunas

  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
  • Geral
  • Política
  • Cidades
  • Brasil
  • Esporte
Facebook X-twitter Instagram
  • Política de Privacidade
  • Termos de Uso

© Copyright 2011-2025 Brasília Capital Produtora e Editora de Jornais e Revistas LTDA.