A mais nova princesa da Disney ainda nem ganhou seu próprio filme, mas já está dando o que falar entre os fãs de animação. Elena de Avalor, como foi batizada, é a primeira personagem do tipo de origem latina e deve chegar às telonas em julho deste ano com previsão para ganhar também uma série animada logo em seguida.
Como se não bastasse o anúncio de suas raízes, a nova princesa é também um marco para a moda sul-americana, ou melhor, a brasileira! A Disney solicitou a Tim Gunn – célebre coach do Project Runway – que recomendasse um designer para criar o vestido de Elena e a escolhida foi a mineira Layana Aguilar, que participou da 11ª temporada do reality.
Embora Elena viva no reino fictício de Avalor, foram lembranças muito reais que inspiraram Layana em sua criação, mais especificamente de sua avó bordando flores em tecidos. “A impressão é bastante peruana, meio inca\”, disse a estilista ao WWD, \”quando eles me mostraram Elena pela primeira vez e eu li sobre sua história, fui levada para essa memória\”. Curiosamente, este é o primeiro vestido estampado já criado para uma princesa Disney.
A conversa entre moda e animação demorou um pouquinho para engrenar, já que os animadores não entendiam os croquis estilizados e Layana não estava acostumada a desenhar para este tipo de projeto. Mas logo ela aprendeu a não contornar tanto o desenho e a deixar as cores se misturarem, além de acatar à única exigência do estúdio: que o vestido fosse acinturado, pois, do contrário, pareceria muito longilíneo na tela.
Junto da emoção de ter seu trabalho reconhecido, Layana – que mora em Connecticut – está empolgada com a possibilidade de ver seus filhos. Henzo, 3, e Kaya, de apenas um mês, brincando com bonecas que vestem sua criação. \”Essa experiência abriu meus olhos para outras experiências que você pode ter como estilista. Às vezes ficamos tão focados em criar linhas e participar de feiras. No final das contas, você consegue muito mais dinheiro e exposição com colaborações com grandes marcas\”, afirmou, \”é um sonho realizado. Eu queria muito que isso tivesse a ver com a minha criação\”.