O diretor brasiliense Gustavo Fontele Dourado foi um dos contemplados pelo Instituto Itaú Cultural no edital nacional Rumos de 2023/2024 com o projeto de animação transmídia e de ficção científica Hacker Leonilia. A premiação, uma das mais concorridas e prestigiadas do setor cultural brasileiro, foi anunciada no início de maio, em São Paulo.
Segundo Fontele, o filme busca ser pioneiro nos novos gêneros de ficção científica solarpunk e lunarpunk, que são respostas ao gênero cyberpunk, muito em voga narrativa e esteticamente. “Fico muito feliz em ser selecionado por um dos editais mais disputados no Brasil e na América Latina. Esse patrocínio contribui para o incentivo do audiovisual no Distrito Federal”, afirmou.
Foram inscritos 9.389 projetos de todo o Brasil, inclusive de artistas nacionais residentes no exterior, sendo cem escolhidos, alcançando os 26 estados e o DF. O roteiro de Hacker Leonilia é do próprio Gustavo, em parceria com o irmão Elias Fontele Dourado.
O trabalho também foi premiado no Laboratório Hospital de Projetos Animados, que ocorreu dentro da programação do 6º Lanterna Mágica – Festival Internacional de Animação de 2024, em Goiânia.
Hacker Leonilia ainda foi selecionado para o Fórum de Animação 2024, uma plataforma de encontro entre os profissionais do setor da animação dos países de língua Portuguesa, com foco no eixo Portugal-Brasil.