O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, estrelado por artistas como Fernanda Torres, Selton Melo e Fernanda Montenegro, concorre ao Oscar 2024. A trama fala sobre o período em que os militares endureceram as regras da ditadura e uma das personagens, Rubens Paiva, desaparece após ser levado por policiais à paisana.
A premiação será anunciada apenas em março de 2025. Enquanto isso, “Ainda Estou Aqui” pode ser visto nos cinemas. Porém, aqueles que preferem assistir séries e filmes que tratam sobre política no conforto de casa têm uma lista deles para consumir durante as férias de início de ano. Vão aqui cinco dicas:
– House of Cards: No quesito política, para mim, com certeza é a mais recomendada. As seis temporadas realmente envolvem o público desde o primeiro episódio. Apesar disso, o ator principal, Kevin Spacey, foi acusado de crimes sexuais e passou por cancelamento na internet. Em 2023, ele foi absolvido das acusações. Por isso, volto a indicá-lo.
– Designated Survivor: Quando o Capitólio é atacado e quase todas as pessoas que compõem o governo dos Estados Unidos morrem, cabe ao “sobrevivente designado” ocupar o cargo de presidente do país e começar do zero a reconstrução dos três poderes. Para quem trabalha com política, é muito interessante perceber como é formada a equipe de um novo mandatário. Além disso, a importância de cargos estratégicos, como o assessor de imprensa e o chefe de gabinete no governo da maior nação do mundo.
– O Processo: É um documentário nacional, sem fortes emoções. Mas mostra os bastidores do processo que levou ao impeachment de Dilma Roussef. Conta com a participação de figuras como Gleisi Hoffmann e José Eduardo Cardozo. Disponível no Netflix.
– O Mecanismo: A série brasileira baseada na Operação Lava Jato, estrelada por Selton Mello, causou polêmica por conta da forma como retratava a Polícia Federal e o Ministério Público Federal. Produzida por José Padilha, enfrentou críticas da esquerda. Há quem diga que é uma falha como representação de fatos históricos do Brasil. Porém, como aqui não temos compromissos ideológicos, segue a sugestão. Está disponível no Netflix.
– Arcanjo Renegado: é uma série de televisão brasileira produzida e exibida pelo Globoplay em parceria com a AfroReggae Audiovisual. A terceira – e última – foi lançada em 2024. O soldado Mikhael, que já enfrentou problemas na Polícia Militar do Rio de Janeiro, vai agora para a região amazônica do Pará, onde acompanhará a vida em um assentamento ameaçado por produtores rurais. Por vezes, a relação com a política brasileira se afasta, mas logo volta. Está no Globoplay.