Cuidar dos olhos deve ser um hábito frequente, mas quem tem diabetes precisa ter atenção redobrada. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, as pessoas com a doença têm 60% mais chances de potencializar problemas oculares como o glaucoma, por exemplo. Além disso, estão mais suscetíveis a desenvolverem retinopatia diabética, patologia que pode prejudicar seriamente a visão, resultando até em cegueira, nos casos mais graves.
Dr. Ramon Carlos, oftalmologista do Visão Institutos Oftalmológicos, em Brasília, explica que a retinopatia diabética é a primeira causa de cegueira adquirida. Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) realizado em 2012, mostrou que o paciente diabético tem quase 30 vezes mais chances de tornar-se cego, se comparado a um paciente não diabético. “Ela causa sangramento dentro da retina e pode se instalar de forma silenciosa. Se estiver em grau avançado a cura pode ser inconcebível”, explica.
O especialista ainda alerta sobre as fases dessa patologia que não apresenta sintomas. “Na fase inicial, a pessoa pode não perceber que o fundo do olho está com ponto de sangramento e, por isso, costumam procurar um médico somente quando a visão piora e, nesta altura, já pode ser tarde para um tratamento eficaz”, diz. O médico esclarece que pacientes com diabetes têm mais probabilidade de desenvolverem catarata mesmo durante a juventude.
Cuidados
De acordo com Dr. Ramon, diabéticos precisam ter controle rigoroso da glicose, pressão arterial, colesterol e triglicerídeos. “É necessário acompanhamento oftalmológico pelo menos uma vez por ano”, explica. A glicemia alta e pressão arterial elevada de diabetes pode ferir a retina e até mesmo o nervo óptico.
O médico também esclarece que a alimentação adequada é importante para prevenir doenças nos olhos. “Evitar ingerir muito carboidrato, gordura, e seguir à risca a dieta de um endocrinologista é sempre aconselhável”, finaliza.